Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Jornada discute ações pedagógicas

Jornada discute ações pedagógicas

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 12h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN3554O encontro acontece na semana que antecede o início das aulas do segundo semestre de 2015 , que começam nessa segunda-feira, dia 11 de abril, para mais de três mil alunos dos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju . O término do ano letivo de 2015 está previsto para o dia 19 de agosto.

DSCN3562A jornada foi aberta na manhã de quarta-feira (06) no Aquarios Praia Hotel, em Aracaju, onde durante dois dias professores, coordenadores, pedagogos e dirigentes debateram ações para o melhoramento do processo ensino- -aprendizagem.

Após três dias de uma extensa programação, a jornada chegou ao fim na manhã dessa sexta-feira (08), no campus Aracaju,  com com a definição de estratégias de funcionamento e melhorias do ensino nos cursos técnicos e de graduação, e a entrega dos relatórios individuais de trabalho.

Desafio

DSCN3574Na solenidade de abertura, o diretor-geral do FS Campus Aracaju, professor Elber Ribeiro Gama, disse que a realização da jornada pedagógica é um desafio enriquecedor. “É gratificante ver esse auditório repleto de profissionais que estão aqui reunidos para partilhar saberes e dificuldades para que possamos discutir e buscar soluções juntos”, declarou.

A jornada, afirma ele, discute a prática pedagógica e o saber docente, que não podem estar afastados do dia a dia da sala de aula. Elber Gama acrescentou que o encontro é também um momento importante para os profissionais estreitarem laços. “É um espaço para interagir, trocar experiências, e efetivamente chegarmos a bons resultados por meio de uma série de ações que serão implementadas no instituto”, acrescentou.

DSCN3566Ele defendeu também o processo de humanização na escola. “A educação precisa ter uma visão holística, por isso nos preocupamos em discutir a relação de trabalho com o colega ou o aluno, para que tenhamos qualidade de vida durante as atividades laborais. Temos o perfeito entendimento que sozinhos não somos nada,não conseguimos nada. Os resultados são mais efetivos quando vêm de um esforço coletivo”, declarou.

Já a diretora de Ensino do Campus Aracaju, Elze Kelly Barbosa Vieira, avaliou que a jornada pedagógica proporciona um amplo espaço de discussão de medidas que contribuem para o desenvolvimento de ações pedagógicas que atendam as reais necessidades da comunidade acadêmica.

Atividades

DSCN3575A programação da jornada constou de dez palestras que abordaram temas e subtemas relacionados ao professor e sua relação com o trabalho – produção de saúde e de doença, ética, ações institucionais ligadas à área de ensino, programa institucional de supervisão pedagógica, plano estratégico de combate à retenção e evasão, mudanças no Regulamento da Organização Didática e atendimentos direcionados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE e a Coordenadoria de Assistência ao Estudante – CAE.

A Síndrome de Burnout – quando o trabalho se torna o vilão; educação e tecnologias digitais na formação profissional e a problemática do uso das tecnologias na educação contemporânea também foram temas relevantes debatidos pelos profissionais.

Para os professores Leila Buarque e Davy Christian Souza a jornada foi um importante momento de integração para troca de conhecimento, permitindo aos participantes ampliar ideias e ações.

A abertura da jornada contou com a presença de diversos dirigentes do IFS a exemplo da pró-reitora de Ensino, Sandra Costa Pinto Alvarenga; o diretor-geral do Campus Socorro, professor Alberto Aciole Bomfim, diretora de Assistência Estudantil, Daniele Barbosa; diretora-geral de Biblioteca, Kelly Cristina Barbosa, e o gerente de Graduação do Campus Aracaju, Euler Wagner Freitas Santos.