Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Comissão de Ética não tem papel de punir servidor, diz Selene
Início do conteúdo da página

Comissão de Ética não tem papel de punir servidor, diz Selene

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 10 de Março de 2016, 11h24 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN3477 b 800x600Em reunião realizada na manhã de terça-feira, dia 08 de março, no Campus Aracaju, a presidente da Comissão de Ética do Instituto Federal de Sergipe, Maria Selene Braga Cabral, deixou claro para a comunidade acadêmica que “punir” servidores não é objetivo do órgão.

DSCN3451 b 800x600“A Comissão não tem a função de punir nenhum servidor. Nosso mandato está pautado em um trabalho educativo, no sentido de disseminar informações sobre o comportamento ético baseado no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e Lei de Conflitos de Interesses”, esclareceu.

A reunião, que durou quase três horas,teve início às 9 h, na sala 1-S, com a apresentação dos membros da Comissão de Ética do IFS. Em seguida, Selene Cabral historiou a respeito da criação do órgão, apresentou o organograma, atribuições e Regimento Interno, e lamentou o distanciamento que ainda existe entre os servidores e a comissão.

DSCN3467 b 800x600“Não podemos interromper um caminho já deflagrado. A comissão não irá avançar se os servidores permanecerem indiferentes ao órgão. Temos que percorrer todos os caminhos no sentido de promover essa aproximação”, defendeu.

Já o professor Carlos Henrique de Carvalho, também membro da comissão, falou sobre os diferentes significados sobre ética e moral.

 Debate

DSCN3460 b 800x600Após os esclarecimentos, professores e técnicos administrativos puderam interagir fazendo perguntas aos membros da Comissão de Ética, esclarecendo dúvidas e produzindo comentários.

O técnico-administrativo Jailson Cardozo parabenizou a iniciativa e disse que os esclarecimentos são necessários para que a comunidade se aproxime da Comissão de Ética. “Nosso grande desafio é a prática da cidadania visando o bem coletivo, sem perder de vista que a via é de mão dupla: temos direitos, mas também deveres”, declarou.

DSCN3461 b 800x600Já o professor Marcos França destacou a clareza na explanação sobre ética e moral, e quis saber dos membros até onde vai a competência da comissão. Ele também sugeriu a produção de um manual para orientar a comunidade.

A autonomia da Comissão de Ética foi um dos pontos mais questionados pelos servidores. Selene Cabral esclareceu que, de acordo com a estrutura organizacional, o órgão está ligado e não subordinado à Reitoria e garantiu que a comissão tem competência para apreciar assunto de qualquer natureza.

 

DSCN3481 b 800x600Sobre a comissão

Os membros tem procurado atuar em diversas frentes para dar mais visibilidade ao órgão. A reunião itinerante, que a Comissão de Ética do IFS promoveu em todos os campi, teve início no dia 20 de janeiro, no campus Itabaiana e foi concluída no dia 8 de março, no Campus Aracaju.

“O objetivo desses encontros foi nos aproximar do servidor, falar da existência da comissão e fazê-los entender que estabelecendo uma relação de respeito mútuo, estamos plantando uma semente de um ambiente de trabalho solidário e profícuo”, disse Selene.

A Comissão de Ética do IFS funciona no prédio do Pronatec, que fica na Rua Francisco Portugal, 150 , bairro Salgado Filho. Todas as terças-feiras, no turno da manhã, os membros estão na sede do órgão. O servidor também pode entrar em contato com os integrantes por meio dos telefones (79) 3711-1874 e 8842-9883, e por e-mail comissao.etica@ifs.edu.br

DSCN3488 b 800x600No site do IFS, é possível acessar a página da Comissão de Ética, onde o servidor encontrará o regimento do órgão e outros atos normativos.

Avaliação positiva

O diretor-geral do Campus Aracaju, professor Elber Gama Ribeiro, participou das discussões e, ao final da reunião, avaliou que o encontro com a Comissão de Ética abre novos horizontes porque torna o servidor mais forte e protegido.

DSCN3486 800x600“Não podemos ver a comissão como um órgão de controle. Definitivamente ela é um órgão que fará valer o direito do servidor, mas antes de tudo isso é preciso trabalhar um processo de humanização porque se não humanizarmos as relações não há o que se falar em conduta ética, pois a conduta ética está diretamente vinculada a humanização das relações”, disse.

O diretor Administrativo do campus, Ider Santana,  e a secretária executiva da Comissão de Ética, Dayse Vespasiano de Assis, também estiveram presentes.

Com o evento aconteceu no Dia Internacional da Mulher, ao final do encontro todas as mulheres receberam do diretor-geral do Campus Aracaju uma caneca feita de fibra de coco, um dos produtos do Projeto IFS Sustentável.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57