Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Evento sobre “Mulheres na Ciência” será aberto nessa sexta-feira, dia 04/03

Evento sobre “Mulheres na Ciência” será aberto nessa sexta-feira, dia 04/03

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 03 de Março de 2016, 11h37 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

cartazmin 1A professora da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Elza Ferreira Santos, convida a comunidade acadêmica do IFS para participar da terceira edição do “Olhar Minerva”, evento gratuito que debaterá durante três dias o papel das mulheres no mundo científico.

A programação será aberta nessa sexta-feira, dia 04 de março, às 18h30, e se estenderá até domingo, 06/03, na Casa de Ciência de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), que fica no Parque da Sementeira. Essa é a terceira edição do evento que visa destacar a importância das mulheres como cientistas.

O debate é aberto a estudantes, professores e pesquisadores, e não é necessário fazer inscrição. Para participar, basta comparecer ao local. A atuação das mulheres na Astronomia e na Engenharia será tema de discussão. Além disso, a professora Susana de Souza Lalic, da Universidade Federal de Sergipe, destacará a possível construção de uma usina nuclear em Sergipe.

11-Edifs-Elza Ferreira é um momento históricoO encontro se insere nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, 08 de março. Duas professoras do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju palestrarão nessa sexta-feira. A professora Elza Ferreira Santos falará da “Astronomia popular sob os céus de Sergipe: mulheres promovendo ciência e tecnologia para todos”. Já a professora Nara Strappa Facchinetti, da Coordenadoria de Eletrônica, discorrerá sobre o tema “Como não matar a engenharia que existe dentro de nós”.

O evento, coordenado pela professora Elza Ferreira, é realizado anualmente pela Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE) juntamente com a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), com o apoio do Instituto Federal de Sergipe e da Fundação de Apoio à Pesquisas e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) .

Dia 04:

18h30: “Astronomia popular sob os céus de Sergipe: mulheres promovendo ciência e tecnologia para todos”

Palestrante: Drª. Elza Ferreira Santos

19h30: “Como não matar a engenharia que existe dentro de nós”

Palestrante: Ms. Nara Strappa Facchinetti

Dia 05:

19h: “Energia nuclear: o bem, o mal e o belo

Palestrante: Susana de Souza Lalic

Dia 06:

15h30-17h: Observação solar

18h: exibição do filme “A fonte das mulheres”