Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Curso de Saneamento Ambiental e Deso atuarão juntos no “Mês da Água”

Curso de Saneamento Ambiental e Deso atuarão juntos no “Mês da Água”

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 09h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

20160127 115421 800x600Durante o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, estudantes e professores do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju estarão engajados nas ações de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe –Deso.

foto site DESOA programação 2016 terá como tema “Água: refletir, compreender e agir”. As atividades serão iniciadas terça-feira, dia 1º de março, às 8h30, no auditório central da Deso, que fica localizado na Rua Campo do Brito, no bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Este ano, a empresa quer não apenas levar conhecimento à comunidade, mas, principalmente, refletir junto aos professores e alunos do curso de Saneamento Ambiental do IFS sobre os desafios de conservar e preservar os recursos naturais.

Quatro palestras interativas acontecerão na próxima terça-feira abordando os seguintes assuntos: importância da água, bacias hidrográficas de Sergipe, análises físico-químicas da água e esgotamento sanitário. O seminário é destinado aos empregados da empresa, alunos e professores do Curso de Saneamento Ambiental.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até hoje, dia 26/02, na secretaria da Coordenação de Saneamento Ambiental no IFS Campus Aracaju. O evento será dividido em dois momentos: a abertura no dia 1º de Março e o ponto alto da campanha que será em 22/03, quando se comemora o Dia Mundial da Água.

Confira aqui a programação

Parceria institucional

saneamento ambientalA escolha do público foi motivada pela perspectiva de reflexão, troca de conhecimento e experiências. Alunos e professores do curso de Saneamento Ambiental conhecerão a experiência da Deso, empresa de saneamento ambiental com atuação de 45 anos nas áreas de coleta, tratamento e distribuição de água e esgoto.

Já os técnicos da empresa conhecerão as habilidades do profissional de Saneamento Ambiental. “Espera-se que os profissionais da Deso reconheçam a importância do tecnólogo em Saneamento Ambiental, estabelecendo uma parceria institucional para a realização de atividades curriculares e extracurriculares”, afirma o coordenador do curso, professor Cícero Marques.

O curso superior de tecnologia em Saneamento Ambiental, criado em 2003 no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, forma profissionais que atuarão no eixo Ambiente e Saúde, especificamente em planejamento, gestão e operação de sistemas de saneamento ambiental nos espaços urbanos e rurais, de forma a promover uma melhor qualidade de vida para a população, aliada a um desenvolvimento racional dos recursos naturais.

Em 2015, o curso recebeu nota 4 ( a pontuação máxima é 5 ) em avaliação promovida pelo Ministério da Educação. De acordo com o relatório do MEC, o curso apresenta um perfil de qualidade considerado “Muito Bom”.

Dia da Água

Em 22 de março de 1992, a Organização Mundial das Nações Unidas – ONU criou o Dia da Água, destinado a discutir temas relacionados a este recurso natural, chamando a atenção para a importância da água e de sua gestão sustentável.

De toda a água existente no mundo, apenas 0,008% é potável – própria para o consumo. Grande parte dessa água está sendo poluída, contaminada e desperdiçada, por isso falta água em diversas partes do planeta. Hoje mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso à agua tratada.

* Com informações da Deso