Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Pesquisa de professor reduz risco de inundações

Pesquisa de professor reduz risco de inundações

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2015, 09h57 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

reforma facil com br 800x600Estudo realizado pelo professor do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Zacarias Caetano, mostra que a substituição dos telhados convencionais por telhados verdes (também chamado de teto jardim) em diferentes edificações reduz o risco de inundações, pois diminui o volume de água jogado no sistema de drenagem urbano.

Os resultados da pesquisa revelam que existe uma redução do volume de água jogado na rede de drenagem quando se utiliza o telhado verde; entretanto , para que essa redução seja significativa, deve-se utilizar esses telhados em larga escala, como por exemplo em edificações públicas – com grandes áreas de cobertura – para se ter uma redução das enchentes urbanas.

20151210 185351O estudo foi apresentado pelo professor Zacarias Caetano durante o 2º Congresso Internacional “Gestão da Água e Monitoramento Ambiental: desafios e soluções locais e nacionais”, ocorrido nesse mês de dezembro em Aracaju, e conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade Ambiental, concorrendo com outros 115 trabalhos.

O aluno do 4º período do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Carlos Gomes da Silva Júnior, e a aluna da Universidade Federal de Campina Grande, Silvana Nóbrega, também participaram da pesquisa. O trabalho simulou a substituição dos telhados convencionais por telhados verdes, e estimou o volume de água escoado para as áreas de drenagem nos dois tipos de telhados.

Scan0013“Cada participante deu a sua parcela de contribuição, coletando dados, realizando as simulações e escrevendo o artigo”, explica Zacarias Caetano, que é professor das disciplinas Projeto de Instalações Hidro Sanitárias e Práticas de Instalações Hidro Sanitárias do Curso Técnico em Edificações, e ainda ministra aulas de Desenho de Projeto de Instalações Hidro Sanitária no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O Congresso Internacional “Gestão da Água e Monitoramento Ambiental: desafios e soluções locais e nacionais” foi promovido pela Rede de Abastecimento e Saneamento de Água – Resag/ Rede Metrológica do Estado de São Paulo – Remesp.