Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudante concorre a uma vaga para representar o Brasil

Estudante concorre a uma vaga para representar o Brasil

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2015, 12h12 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47
DSCN2711 b 800x600Enzo Luiz Cunha Guedes tem 17 anos e é aluno do curso de Alimentos/Integrado do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Ele é o único representante de Sergipe entre os 20 finalistas, na modalidade Ensino Médio, que concorre a uma vaga para representar o Brasil na terceira edição do Concurso de Contos Latino-americano “O Futuro em Nossas Mãos”, promovido pela Fundação Mapfre.

Os participantes tiveram que escrever um conto sobre como eles veem o futuro e como se veem nesse futuro. Os finalistas foram escolhidos por meio de voto popular via Internet. O conto de Enzo ficou em 14º lugar. Agora, os vinte melhores serão julgados por uma banca que elegerá o representante do Brasil na etapa internacional.

Enzo escreveu a história de um menino que quer construir o futuro agindo agora. “Escrevi para que as pessoas lembrem que suas ações hoje se refletirão no seu futuro”, explica. O estudante está otimista e aguarda ansioso pelo resultado, que será divulgado nos próximos dias.

Motivação

iStock 000010755186 Double 800x600O interesse pela escrita veio depois da paixão pela leitura. Aos dez anos, Enzo trocava as brincadeiras de criança por livros, preferencialmente romances. Ao ingressar no Campus Aracaju do IFS em 2014, o estudante diz que se sentiu ainda mais estimulado para leitura ao encontrar na biblioteca da instituição um extenso acervo.

Sobre o concurso

A competição envolve alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de 18 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O objetivo desta iniciativa, dirigida pela Área de Ação Social da Fundação Mapfre em colaboração com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) é incentivar a leitura e a criatividade entre as crianças e jovens de 6 a 18 anos na América Latina.