Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Aluno é premiado por pesquisa que facilita o ensino de aulas de química

Aluno é premiado por pesquisa que facilita o ensino de aulas de química

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Sexta, 12 de Dezembro de 2014, 10h24 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN0443 b menorO aluno do 3º ano do curso técnico integrado de Alimentos do Campus Aracaju, Alejandro Wolfferson Santos, foi premiado no IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - Connepi, em São Luiz – MA, por sua pesquisa intitulada “Modelagem computacional como instrumento facilitador no ensino de estruturas cristalinas”. Entre dois mil trabalhos apresentados no congresso, o estudante conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra.

O principal objetivo da pesquisa é contribuir através de novos modelos tridimensionais interativos para ilustrar os materiais didáticos desenvolvidos para as aulas de química, dessa forma facilitando a aprendizagem dos alunos utilizando a tecnologia por meio de pesquisas e construção de 14 redes de Bravais no SketshUp (software para a criação de modelos em 3D), além da criação de apostilas em PDF com ilustrações interativas tridimensionais.

DSCN0432 b menorEssa foi a primeira vez que Alejandro Wolfferson participou de um evento nacional e já está colhendo os primeiros resultados da dedicação aos estudos. O trabalho apresentado na forma oral foi fruto do projeto de pesquisa PIBIC-EM CNPq 2013, com a orientação da professora doutora Tatiana Santos de Araújo Batista, da Coordenadoria de Licenciatura em Química – COLIQUI, do Campus Aracaju, e coorientação do professor doutor João Batista dos Santos Filho, do Campus São Cristóvão.

As alunas Anajara Morais Lima Araújo (3º ano do curso técnico integrado de Alimentos) e Fernanda Carvalho Santos (3º ano do curso técnico integrado de Química), além do aluno Marcos Antônio Rodrigues Santos (4º ano do curso técnico integrado de Química), do Campus Aracaju, também participam do projeto. A pesquisa foi iniciada no final de 2013 e concluída no primeiro semestre deste ano.

Rede de Bravais cubicas Redes de Bravais monoclinicas

“Meu primeiro contato com o mundo científico”

O estudante não pôde ficar até o final do congresso, que terminou no dia 06 de novembro, porque faria prova do Enem, em Sergipe, nos dias 08 e 09. Ele estava em casa, no muncípio de Santo Amaro, a 37 km de Aracaju, quando soube que havia sido premiado no Connepi. “Embora a pesquisa tenha sido elogiada pelos avaliadores durante a apresentação, não imaginava que meu trabalho fosse selecionado entre 2 mil outros projetos. Fiquei satisfeito porque foi o meu primeiro contato com o mundo científico. O Connepi foi de grande importância para minha vida acadêmica e pessoal”, disse Alejandro.

A premiação pode ter surpreendido o estudante e a família, mas para a professora doutora Tatiana Santos de Araújo Batista o prêmio é fruto da dedicação e esforço de Alejandro. “É um aluno bastante esforçado e desde que começou nesse projeto dedicou-se a estudar o tema e desempenhar o trabalho da melhor forma possível”, relata.

Os conhecimentos adquiridos em sala de aula, afirmam Alejandro e a professora Tatiana, foram essenciais para execução e apresentação do trabalho. O Instituto Federal de Sergipe foi representado no Connepi por 37 alunos e dois professores.

Redes de Bravais ortorrombicas  Redes de Bravais tetragonais  Redes de Bravais triclinica  trigonal e hexagonal

Motivação

DSCN0436 b menorApesar do pouco tempo de iniciação científica, Alejandro tomou gosto pela pesquisa. Ele já está desenvolvendo, com orientação do professor Francisco Gumes, da Coordenadoria de Química do Campus Aracaju, um projeto de construção de uma torre de destilação, que será apresentado no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação de 2015 ou em outro evento.

A nova pesquisa conta com a participação das alunas Anajara Morais Lima Araújo (3º ano do curso técnico integrado de Alimentos) e Fernanda Carvalho Santos (3º ano do curso técnico integrado de Química e Raquel Esteves (4º ano do curso integrado de Química).

“Saber que meu filho, no meio de tantos alunos, foi escolhido entre os melhores é motivo de orgulho. Hoje eu digo que Alejandro entrou aqui para crescer e ele tem que aproveitar as oportunidades que o Instituto Federal de Sergipe oferece.”, disse a auxiliar administrativa Joseane da Cruz Santos, mãe do estudante.