Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Jornada Pedagógica é aberta com palestra sobre os desafios de ser professor
Início do conteúdo da página

Jornada Pedagógica é aberta com palestra sobre os desafios de ser professor

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2014, 19h17 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

IMG 4752 bDirigentes, docentes, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais do Campus Aracaju estão reunidos no Hotel Real Classic, na Atalaia, participando da Jornada Pedagógica, evento promovido pela Direção Geral, por meio da Diretoria de Ensino e Gerências de Ensino Técnico e de Graduação, com objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira e as atividades prosseguem até as 17h15 dessa sexta-feira, dia 5 de dezembro. No primeiro dia do evento, a professora Ana Luiza Melo de Almeida, que é graduada em Pedagogia e Serviço Social; mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, falou sobre “A prática pedagógica: os desafios de ser professor” e defendeu aulas mais dinâmicas. A palestrante também destacou a importância do encontro que, segundo ela, dará oportunidade aos profissionais de repensarem a prática e organização pedagógica.

A edição deste ano está abordando temas que vão desde a essência do papel docente, tais como prática pedagógica, educação e diversidade, pesquisa e extensão, até temas que permeiam o dia a dia do professor, como saúde ocupacional, regulamento de encargos docentes (RED), legislação correlata à carreira e gestão ambiental no trabalho.

DSCN0514 b DSCN0525 b DSCN0536 b

Momento de planejamento

Para o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe, professor Alberto Aciole Bonfim, a jornada, nesses dois dias, possibilitará a troca de conhecimento entre especialistas, gestores, professores e técnicos pedagógicos. Ele entende que o planejamento é necessário para garantir a aprendizagem  e disse que o objetivo principal da instituição é proporcionar ao aluno uma educação de qualidade.

O diretor geral do Campus Aracaju, professor Elber Ribeiro Gama, entende que a Jornada Pedagógica é um evento que permite transcender os limites da escola, contribuindo para a integração do corpo docente e administrativo, sobretudo integrando todas as atividades que a escola concomitantemente desenvolve. “Temos a possibilidade de melhorar a integração do ponto de vista de interrelação pessoal, favorecendo o clima organizacional”, avalia.

IMG 4740 b IMG 4731 b IMG 4722 b

Início das aulas

Professor Elber lembrou que o encontro antecede o segundo semestre do ano letivo de 2014, que será iniciado na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro. “É o momento de motivar os docentes e equipe pedagógica”.

A Jornada, afirma a diretora de Ensino, professora Fabiana Faxina, busca criar um espaço para esclarecimento, discussão, troca de informações e, ao mesmo tempo, integração do corpo docente, da assessoria pedagógica e da administração do Campus Aracaju.

“O principal objetivo deste evento é a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, processo este que não se limita ao espaço e às atividades da sala de aula, mas às ações desempenhadas pelo docente em sua amplitude. Tais ações e a própria vida funcional docente exercem influência sobre o ensino, que é a razão da existência da nossa instituição”, disse Fabiana.

A abertura da Jornada contou com a presença do gerente de Graduação do Campus Aracaju, professor Euler Wagner Freitas Santos e da gerente de Ensino Técnico, professora Adalgisa Mendonça Mota. O professor Alberto Aciole representou o reitor Ailton Ribeiro.

IMG 4688 b IMG 4705 b DSCN0537 b

Programação

A segunda palestra do dia foi com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Marco Arlindo Amorim Nery, e o chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, Diego Rodrigues da Silva, que falaram a respeito dos direitos e deveres dos docentes. Em seguida, o professor Elber Gama palestrou sobre inatividade física e morbidades associadas.  A jornada prossegue nessa sexta-feira (5) com atividades pela manhã e à tarde. Confira a programação aqui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57