Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Gestores e técnico-administrativos discutem controle de frequência

Gestores e técnico-administrativos discutem controle de frequência

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Sábado, 22 de Novembro de 2014, 00h36 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

20141121 103010O pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep) do Instituto Federal de Sergipe, Marco Arlindo Amorim Melo Nery, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, dia 21 de novembro, com gestores e técnico-administrativos para tratar da implantação do ponto eletrônico no Campus Aracaju a partir de 1º de dezembro.

20141121 110714A reunião aconteceu no Ginásio de Esportes e foi aberta pelo diretor geral, Elber Ribeiro Gama, que destacou a importância do encontro para dirimir dúvidas dos servidores a respeito dos novos procedimentos. “Esperamos que esse momento contribua para tornar mais fácil e mais simples a implantação desse novo sistema de frequência”, disse professor Elber.

Professor Marco Arlindo, pró-reitor da Progep, citou que o ponto eletrônico é uma realidade no Instituto Federal de Sergipe desde o mês de outubro, quando o projeto piloto foi iniciado na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e no Campus Itabaiana. Nesse mês de novembro, o sistema agregou as unidades da Reitoria e os campi São Cristóvão e Glória.

20141121 104207A partir de 1º de dezembro a implantação do ponto será totalizada no IFS com a aplicaçãodo modelo de controle de frequência nos campi Aracaju, Estância, Lagarto e também Propriá e Tobias Barreto, que iniciarão suas atividades no próximo dia 26 de novembro.

“O sistema não é complexo, mas como estamos mudando a cultura com relação ao registro de frequência é importante ter esse contato com o servidor”, disse o pró-reitor de Gestão de Pessoas. A previsão é de que a frequência no papel seja totalmente abolida até o final desse ano.

Na reunião, estiveram presentes o diretor Administrativo do Campus Aracaju, Ider de Santana, e o diretor de Tecnologia da Informação do IFS, Toniclay Andrade.

Momento de ajuste

20141121 104101Marcos Arlindo alertou que a fase de testes não invalida o novo controle de ponto, por isso os servidores devem registrar a frequência, a partir de 1° de dezembro, no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos – SIGRH, utilizando o módulo Ponto Eletrônico.

“Nessa fase vamos verificar os possíveis problemas, especialmente porque estamos aumentando o contingente de servidores utilizando o sistema, mas esperamos sanar todas as dificuldades até o final de dezembro”, afirma o pró-reitor de Gestão de Pessoas.

Coube ao coordenador de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas, Fernando Lucas de Oliveira Farias, mostrar como o sistema funciona. Ele explicou algumas funcionalidades e falou a respeito da Instrução Normativa 01/2014/PROGEP, que dispõe sobre a jornada de trabalho, registro e o controle de frequência dos servidores do IFS, e do Guia Rápido que ensina como registrar a frequência no SIGRH.

Nas perguntas feitas pelos técnico-administrativos e chefias, o diretor do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (DSDP), Diego Rodrigues, esclareceu que o sistema permite fazer justificativas desde que homologadas pelas chefias. Ele alertou que não é permitido banco de horas no serviço público, portanto o servidor não poderá acumular horas de trabalho para faltar.

Servidor não será prejudicado

20141121 103342O novo sistema eletrônico, segundo Fernando Lucas, tem a preocupação inicial de contabilizar a carga horária do servidor. “Em nenhum momento o sistema vai impedir o servidor de registrar a sua frequência”, disse. Ele garantiu ainda que se ocorrer qualquer indisponibilidade do sistema ninguém será prejudicado.

Todos os técnico-administrativos em Educação – TAEs e docentes, ocupantes de funções gratificadas e cargos de direção, estão obrigados ao registro de ponto eletrônico. Já os professores que atuam em coordenadorias de curso e área estão dispensados.

Os servidores ocupantes exclusivamente do cargo de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico terão seu controle de frequência disciplinado pela Pró-reitora de Ensino.

Recomendações

20141121 102941O servidor que ainda não tem acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos – SIGRH deverá providenciar o cadastramento. É importante também verificar se o setor e o horário cadastrados pelas chefias no sistema estão corretos.

Existem duas linhas diretas para os servidores tirarem dúvidas em relação ao funcionamento do sistema. No ramal 3151, os esclarecimentos serão realizados pelos líderes de processo do SIGRH, José Acácio e Danilo Bezerra. Já no ramal 3207, o servidor poderá manter contato com Fernando Lucas e Elaine Xavier, administradores do sistema.