Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Aluno de Informática do Campus Aracaju assume 1º lugar no ranking da OBI 2014
Início do conteúdo da página

Aluno de Informática do Campus Aracaju assume 1º lugar no ranking da OBI 2014

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2014, 10h59 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN0165O estudante Carlos Vinícios Ferreira Santos, 17 anos, que é aluno do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, é o novo líder do ranking nacional, na modalidade Programação nível 1, da Olimpíada Brasileira de Informática – OBI, competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras. Ele disputou a competição com outros 1.684 alunos de todo o país que cursam até o segundo ano do Ensino Médio.

No levantamento do ranking divulgado no dia 27 de outubro, Carlos Vinícios somou 9.250 pontos. Além de conquistar medalha de ouro, o sergipano foi premiado com um curso de Programação no Instituto de Computação da UNICAMP, em Campinas (SP) de 01 a 06 de dezembro de 2014. As despesas com alimentação, transporte e hospedagem serão pagas pela organização da OBI. O aluno viajará no dia 30 de novembro.

DSCN0203Logo que ingressou no curso de Informática em 2013, o adolescente recebeu incentivo da professora Adriana Cavalcante Aguiar Carvalho, da disciplina Programação I, para participar da OBI. A preparação começou em fevereiro deste ano, fora do horário de aula, mas sempre com a ajuda da professora. Carlos Vinícios reconhece a importância do Instituto Federal de Sergipe nessa conquista e afirma que se dedicar aos estudos foi o que garantiu a vitória na competição.

“Resolvi todas as questões da OBI desde 2007 e fiz também cerca de 170 questões em um portal de treinamento on-line. Estudei muito, mas, ainda assim, não esperava este resultado, pois o nível da competição é altíssimo. Quando entrei no Instituto Federal de Sergipe tinha conhecimentos básicos de programação, mas foi aqui, no ano passado, que aprendi grande parte do que hoje sei de programação e me interessei ainda mais pela área”, comentou.

DSCN0212As provas da primeira fase foram realizadas no mês de maio e a segunda etapa da OBI aconteceu em agosto. A prova é composta de tarefas sobre problemas de programação, com uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação.

Motivação

Ele destacou, ainda, a importância da premiação nacional para sua vida acadêmica, por isso está motivado para continuar seus estudos e buscar novas conquistas. “Tentarei aproveitar ao máximo o curso na UNICAMP para poder disputar uma boa classificação no próximo ano na Modalidade Programação Nível 2 e, quem sabe, disputar a Olimpíada Internacional”, declarou.

DSCN0219O Campus Aracaju tem se destacado em edições da OBI com diversos alunos medalhistas. No ano passado, o estudante Welerson Augusto Lino de Jesus Melo conquistou o 7º lugar no ranking nacional. “Isto mostra o excelente nível do curso de Informática do IFS, voltado para área de desenvolvimento de sistemas, e de nossos alunos. Estou orgulhosa com o excelente resultado do aluno Carlos Vinícios. Espero que sirva de exemplo para que outros alunos possam participar das próximas Olimpíadas”, disse a professora Adriana Cavalcante, coordenadora do curso de Informática e delegada da OBI do IFS Campus Aracaju.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57