Estudante do IFS é selecionada em programa do Ministério do Turismo
A sergipana está entre os 110 brasileiros aprovados no processo seletivo para o intercâmbio, que é realizado em parceria pelo Ministério do Turismo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os selecionados estão 60 estudantes para cursos na Espanha e 50 para o Reino Unido.
O programa tem como objetivo investir na qualificação profissional de estudantes de turismo ou hospitalidade que desejam aprimorar seus conhecimentos na área, além de aperfeiçoar a fluência em inglês e espanhol.
Com duração aproximada de três meses, os cursos incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para temas como liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas. Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo. As bolsas de estudo incluem auxílio seguro-saúde, deslocamento, pagamento das taxas escolares, alimentação e alojamento.
Novos conhecimentos
Lara Brunelle está de malas prontas para viajar no dia 20 de novembro. O curso na Espanha será realizado no período de 1º de dezembro de 2014 a 20 de fevereiro de 2015 na universidade de Málaga. A estudante, que ingressou no Campus Aracaju do IFS em 2012, atribui sua conquista ao conhecimento adquirido no curso superior de Gestão em Turismo.
“Estou colhendo o que plantei de uma jornada de produções científicas. A participação em programas de pesquisa, extensão e inovação do Instituto Federal de Sergipe, orientados pela professora doutora Fabiana Faxina e pelo coordenador do curso, professor doutor Jaime Barros, também faz toda a diferença na minha vida acadêmica”, afirma.
A aluna entende que o intercâmbio proporciona conhecimentos que contam pontos no currículo profissional e acadêmico. “As expectativas são muitas e espero retornar ao Brasil para aplicar, especialmente em Sergipe, todo o conhecimento adquirido”, revela.

Processo seletivo
A seleção dos bolsistas foi feita pela Capes com base na nota do Exame Nacional do Nível Médio (Enem), igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013; avaliação da proficiência em idiomas e perfil de excelência. Concorreram estudantes em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade.
O piloto do programa internacional de qualificação do Ministério do Turismo foi realizado em Portugal, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, quando 50 alunos participaram de um curso voltado para o turismo na Universidade de Setúbal.
(com informações do Ministério do Turismo)
Redes Sociais