Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudante do IFS é selecionada em programa do Ministério do Turismo
Início do conteúdo da página

Estudante do IFS é selecionada em programa do Ministério do Turismo

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2014, 12h31 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47
DSCN0079 inicialPela primeira vez, Sergipe tem um representante no Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade. Lara Brunelle Almeida Freitas, 20 anos, aluna do 4º período do curso superior de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, foi selecionada em setembro pelo Ministério do Turismo e vai estudar por três meses na Espanha.
 
A sergipana está entre os 110 brasileiros aprovados no processo seletivo para o intercâmbio, que é realizado em parceria pelo Ministério do Turismo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os selecionados estão 60 estudantes para cursos na Espanha e 50 para o Reino Unido.
 
O programa tem como objetivo investir na qualificação profissional de estudantes de turismo ou hospitalidade que desejam aprimorar seus conhecimentos na área, além de aperfeiçoar a fluência em inglês e espanhol.
 
DSCN0113A primeira turma tem aula inaugural marcada para o dia 17 de novembro, no Reino Unido. Lara Brunelle foi classificada para a segunda turma que inicia o programa em 1° de dezembro, na Espanha. Segundo o Ministério do Turismo a escolha desses dois países deve-se ao fato de ambos serem grandes receptores de turistas, além de terem o reconhecimento pela qualidade de suas instituições de ensino superior.
 
Com duração aproximada de três meses, os cursos incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para temas como liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas. Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo. As bolsas de estudo incluem auxílio seguro-saúde, deslocamento, pagamento das taxas escolares, alimentação e alojamento.
 
Novos conhecimentos
 
Lara Brunelle está de malas prontas para viajar no dia 20 de novembro. O curso na Espanha será realizado no período de 1º de dezembro de 2014 a 20 de fevereiro de 2015 na universidade de Málaga. A estudante, que ingressou no Campus Aracaju do IFS em 2012, atribui sua conquista ao conhecimento adquirido no curso superior de Gestão em Turismo.
 
“Estou colhendo o que plantei de uma jornada de produções científicas. A participação em programas de pesquisa, extensão e inovação do Instituto Federal de Sergipe, orientados pela professora doutora Fabiana Faxina e pelo coordenador do curso, professor doutor Jaime Barros, também faz toda a diferença na minha vida acadêmica”, afirma.
 
A aluna entende que o intercâmbio proporciona conhecimentos que contam pontos no currículo profissional e acadêmico. “As expectativas são muitas e espero retornar ao Brasil para aplicar, especialmente em Sergipe, todo o conhecimento adquirido”, revela.
 
DSCN0074 2Para o diretor geral do Campus Aracaju, professor Elber Ribeiro Gama, a participação em programas que viabilizam a mobilidade acadêmica, reflete piamente a relevância do processo ensino-aprendizagem no âmbito de um mundo globalizado. “Além de permitir ao aluno estudar no exterior, propicia vivenciar possibilidades distintas de ordem acadêmica, cultural, social e econômica. Para o Campus Aracaju é sobejamente gratificante ter a aluna Lara Brunelle representando a instituição nesse projeto de qualificação profissional”, afirma.
 
Processo seletivo
 
A seleção dos bolsistas foi feita pela Capes com base na nota do Exame Nacional do Nível Médio (Enem), igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados entre 2009 e 2013; avaliação da proficiência em idiomas e perfil de excelência. Concorreram estudantes em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade.
 
O piloto do programa internacional de qualificação do Ministério do Turismo foi realizado em Portugal, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, quando 50 alunos participaram de um curso voltado para o turismo na Universidade de Setúbal.
 
(com informações do Ministério do Turismo)
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página