Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Biblioteca funciona em novo espaço

Biblioteca funciona em novo espaço

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Segunda, 13 de Outubro de 2014, 13h47 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN2909A Biblioteca do Campus Aracaju agora funciona no térreo do pavilhão Leyda Regis e foi reaberta no dia 6 de outubro após a reforma e reestruturação do layout serem finalizadas.  A comunidade volta a ter à disposição um acervo com mais de 19 mil itens. O ambiente tem capacidade para 120 pessoas e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

DSCN2920

“O novo espaço é moderno e permite ao usuário ter maior conforto e acessibilidade para a realização de pesquisas, estudos e leitura”, afirma a coordenadora da Biblioteca, bibliotecária Gildevana Ferreira.

A Biblioteca está aberta, inclusive para pessoas sem vínculo com o IFS, as quais podem consultar o acervo. O empréstimo e outros serviços são disponibilizados somente à comunidade interna, com número de matrícula institucional.

Processo de ensino-aprendizagemDSCN2888

Para o diretor geral do Campus Aracaju, professor Elber Ribeiro Gama, a realização do processo ensino aprendizagem, em muito se atrela à disponibilidade de uma biblioteca com espaço e acervo adequados à possibilidade do enriquecimento dos conteúdos curriculares. “Se constitui numa clara ferramenta de expansão do conhecimento e abertura de novos horizontes para seus usuários, especialmente os discentes. Nesse sentido, não é incomum resultados de pesquisas associando positivamente o bom desempenho acadêmico com o uso frequente do espaço da biblioteca”, disse.

DSCN2890Ele afirma que a nova Biblioteca do Campus Aracaju, a qual é vinculada à Direção Geral de Bibliotecas - DGB, foi estruturada para atender a todos esses preceitos, sobretudo buscando garantir o desenvolvimento da autonomia intelectual dos usuários. “Agradecemos à concepção do projeto elaborado pela Diretoria de Planejamento de Obras e Projetos (Dipop), e destacamos o excelente trabalho da equipe da Coordenadoria da Biblioteca do Campus Aracaju, tendo a frente a bibliotecária Gildevana Ferreira”.

Reabertura

Após duas semanas fechada para o processo de mudança de prédio, a Biblioteca reabriu na manhã do dia 6 de outubro com grande movimentação de alunos. A novidade é o espaço interativo de poesias. Também aconteceram ações culturais e literárias, a exemplo da exposição dos livros Alfabetização de jovens e adultos: uma problemática atual da educação popular e Leitura de nossa vida: as vozes do sertão dos DSCN2924escritores sergipanos Acácio Nascimento e Douglas Alves, respectivamente.

As mestrandas da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Mônica Andrade e Tatiana Ferreira, expuseram seus artigos que foram publicados nos livros: Sustentabilidade, consumo e cidadania: reflexões e práticas do 4º Encontro Sergipano de educação ambiental e Da construção do conhecimento às ações em educação ambiental. A programação foi encerrada com a apresentação dos alunos do curso de extensão teatral do IFS.