Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Saneamento Ambiental promove fórum sobre Logística Reversa
Logística Reversa

Saneamento Ambiental promove fórum sobre Logística Reversa

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 17h39 | Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 17h39 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 10h07

O evento pretende contribuir para a implantação do sistema de logística reversa de resíduos sólidos conforme previsto na Lei Federal 12.305/2010

MATERIA LOGISTICA REVERSAO fórum A logística Reversa no Brasil: cenário atual, acontecerá em 7 de fevereiro, das 7 às 12h, no auditório do Sebrae/SE e se constitui em evento da disciplina Tópicos Especiais em Saneamento II do 5º período do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, sob a orientação da professora doutora Kelma Vitorino. As inscrições serão feitas pelo Sispubli, ou, no dia do evento até às 8h. Serão ofertadas 120 vagas.

O fórum objetiva discutir o cenário atual da Logística Reversa no Brasil, especialmente com relação aos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, medicamentos e embalagens em geral. Os painéis serão organizados em temas como o Acordo setorial de lâmpadas fluorescentes. Acordo setorial de embalagens em geral. Avaliação dos sistemas de logística reversa de pneus, pilhas e baterias e, Entraves de acordos setoriais em discussão: REEE, Medicamentos.

Promovido pelos alunos da disciplina Tópicos Especiais em Saneamento, o evento pretende dar a conhecer à sociedade sergipana essa problemática, ao refletir aspectos legais e técnicos que norteiam a promoção e implantação da logística reversa no Brasil. O fórum tem o apoio do Ministério Público Estadual de Sergipe (MPSE), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - Seção Sergipe (ABES-SE) e Comitê Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (CBHSE).

forum residuos solidos foto Andrew McConnell nome Rumbish Dump 2 0 800x600O fórum tem o papel de, entre outras proposições, “abrir espaço para assuntos como a reversa logística, contribuir para que os estudantes se apropriem da prática em reflexões sobre assuntos relacionados à área de Saneamento ambiental, divulgar as ações pedagógicas do curso oferecido pelo IFS e, promover o debate de tema atual e carente de informações, como a logística reversa, com representantes de órgãos ambientais e sanitários do estado e do município”, enfatiza Kelma Vitorino.

A organização do evento pretende atrair para o fórum, estudantes de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFS, professores e convidados dos segmentos envolvidos, como estudantes de cursos Engenharia Sanitária e Ambiental, coordenadores, docentes, profissionais do campo e, gestores que atuam em instituições públicas e privadas, bem como profissionais e estudantes de outras áreas que tenham interesse pelas temáticas do evento.

De acordo com os organizadores, os debates provocados pelos assuntos elencados na temática do fórum deverão contribuir para a implantação do sistema de logística reversa desses resíduos conforme previsto na Lei Federal 12.305/2010. Pretende-se, dessa forma, verificar e propor alternativas de descarte e coleta de resíduos sujeitos à logística reversa nos municípios sergipanos.

Conforme o proposto para a realização do fórum, leva-se em consideração, a necessidade da população descartar de maneira consciente os resíduos especiais que não podem ser entregues à coleta pública domiciliar: eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus e, medicamentos vencidos ou estragados.

Logística reversa

Segundo o projeto desenvolvido pelos alunos da professora Kelma Vitorino, a Logística Reversa (LR) prevista na Lei 12.305/10, trata-se de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “A LR é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. A implementação da LR prevê diversas ações que promovam atitudes e medidas voltadas para a gestão de resíduos, bem como formulação efetiva de acordos setoriais, destacam os alunos no texto do projeto.

Em agosto de 2016, outro grupo de alunos da disciplina Tópicos Especiais em Saneamento II, organizou o I Fórum de Resíduos Sólidos Especiais, onde foram iniciadas reflexões sobre o destino que se deve dar a esses materiais e possíveis proposições com vistas à gestão governamental sobre o tema. A partir do primeiro fórum, alguns resultados foram alcançados e serão apresentados no evento do dia 7.2.

Foto(Andrew McConnell)

O que: Fórum A lógica reversa no Brasil: cenário atual

Quando: 7.2.. das 7 às 12h.

Onde: Auditório do Sebrae/SE. Av. presidente Tancredo Neves, 5500. Bairro América