Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Data é comemorada com atividades que incluem palestras, desafios online e sessão de cinema
DIA DA MATEMÁTICA

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 09h33 | Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 09h33 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2017, 10h44

Nessa sexta-feira, 12, às 17h, no Laboratório de Ensino da Matemática , acontecerá a primeira sessão do “CineMath”, com a exibição do filme “O homem que viu o infinito”

foto03Quem cursa matemática só aprende a resolver problemas, certo? Errado. O processo ensino-aprendizagem vai além dos números, equações, fórmulas e cálculos. Durante esta semana, por exemplo, estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju, participam de atividades desenvolvidas pela coordenadoria do curso (COLIMA), que visam promover vivências a fim de ampliar a visão da Matemática como ciência e sua importância para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.

De acordo com o professor mestre Danilo Lemos Batista, Coordenador do Projeto MIDEAM/IFS - Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática, as ações iniciaram nas redes sociais no dia 6, com a publicação dos estudos sobre a história dos professores de Matemática que passaram pela Rede Federal de Ensino Tecnológico de Sergipe, realizados pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora doutora do IFS, Lenira Pereira.

foto04Na segunda-feira à tarde, 8, aconteceu a palestra sobre “Educação, Discalculia e Neurociência: um estudo de caso em Sergipe,” com a professora doutora da Universidade Tiradentes, Tâmara Regina Reis Sales, uma ação que envolve as turmas das disciplinas de Pesquisa I e Psicologia. O evento foi organizado pelo professor Danilo Lemos.

Nessa sexta-feira, 12, às 17h, no Laboratório de Ensino da Matemática (LEM), acontecerá a primeira sessão do “CineMath”, com a exibição do filme “O homem que viu o infinito”. A iniciativa é da professora mestre do IFS , Aline Suze Torres de Oliveira, para divulgar filmes que abordam a Matemática, a História da Matemática , o papel do professor e a Educação inclusiva.

As atividades são relativas à comemoração pelo Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, dia escolhido em homenagem à data de nascimento do professor carioca Júlio César de Mello e Souza, que contribuiu no movimento de modernização do ensino de Matemática no Brasil e cuja missão foi difundir e popularizar essa ciência.

“Os alunos da licenciatura, futuros professores de Matemática, terão a oportunidade de enriquecer seu repertório para além dos assuntos já abordados na sua formação inicial, e que geralmente são apresentados em eventos externos da área. Além disso, os docentes apresentam temas voltados às suas pesquisas ou área de atuação, de forma integrada”, avalia Danilo Lemos.