Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos do campus Aracaju participam neste sábado da Olimpíada Brasileira de Química
OBQ 2018

Criado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 17h00 | Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 17h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 17h40

Mais de 50 estudantes de escolas públicas e particulares farão a prova da competição nacional representando o estado de Sergipe

DSC 0059 bApós conquistarem o 1° lugar na categoria B e o 2º lugar na categoria A da Olimpíada Sergipana de Química (OSQ), ocorrida no mês de julho, Ana Clécia Alves Almeida (18) e Lucas Andrade Cruz (17), respectivamente, alunos do curso médio integrado em Química do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju, participam neste sábado, 25, da 3ª fase da OBQ - Olimpíada Brasileira de Química. A prova acontecerá às 14h, na sala 102, Didática 6, da Universidade Federal de Sergipe.

Na seletiva estadual, II fase da Olimpíada Sergipana de QuíDSC 0045 lucas 1mica (OSEQUIM), promovido pelos Departamentos de Química da Universidade Federal de Sergipe, Ana Clécia conquistou medalha de ouro, na categoria B - cursando 3º ano - ao obter 12,9 pontos de um total de 14. Já Lucas Andrade ficou com a medalha de prata , na modalidade A - cursando 2 º ano -, com 11,5 de pontuação.

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

Os primeiros colocados nesta competição têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química. Os dez estudantes de maior destaque nesta olimpíada são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

Os estados participantes da Olimpíada Brasileira de Química são: Acre, Alagoas, Amapá,Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Menção honrosa

DSC 0052 b

Na Olimpíada Sergipana de Química , competição que selecionou os estudantes para a OBQ, os alunos do curso médio integrado em Química do campus Aracaju, José Igor Freitas Guimarães (20) e David Márcio dos Santos Nascimento (15) receberam menção honrosa. A 1ª fase aconteceu no mês de maio e teve 3300 alunos participantes em Sergipe. A prova da 2ª fase ocorreu em julho com 844 alunos participantes. O professor mestre Albérico Lincoln, da Coordenadoria de Química, foi o responsável pela inscrição e aplicação da prova dos alunos do campus na primeira etapa da OSEQUIM.

A Olímpíada Sergipana de Química tem como objetivos estimular os estudantes do Ensino Médio e Tecnológico, como também os professores deste segmento a refletir sobre a importância da Química para a sociedade, revelar talentos com vocação para a química, selecionar os representantes do estado de Sergipe para o exame de seleção da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e da Olimpíada Norte Nordeste de Química (ONNeQ).

*Com informações do Programa Nacional Olimpíadas de Química