Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Três alunos do campus Aracaju estão classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia
COMPETIÇÃO

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 10h39 | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 10h39 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 10h41

Em Sergipe, 1.515 alunos de 30 escolas públicas e privadas participaram da primeira etapa da OBB 2019

obb 2019 1David Márcio dos Santos Nascimento, Rosália Sobral Costa Neta e Samara Santos de Carvalho, alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju foram aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia , concurso promovido anualmente pelo Instituto Butantan. O resultado foi divulgado pela coordenação da competição no dia 8 de abril no site da OBB- http://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/

Em Sergipe , 1.515 alunos de 30 escolas públicas e privadas participaram da primeira etapa , mas somente 137 , representando 27 instituições de ensino, seguem para a próxima etapa. No Brasil, foram 125.047 alunos de 2.413 escolas participantes e seguem para a 2ª fase 8.200 alunos de 1.464 escolas que obtiverem o número de acertos igual ou superior a 20 pontos (nota de corte).obb 2019 6

O aluno David Márcio Nascimento, do 2º período do curso técnico integrado em Química, foi classificado com 23 pontos. Samara de Carvalho, 3º período do curso de Alimentos, também fez 23 pontos e Rosália Costa , do 1º ano de Química, passou para a segunda fase da OBB com 21. A Prova foi composta por 30 testes de múltipla-escolha. Os três estudantes pontuaram acima da nota de corte.

Satisfeita com o resultado, a coordenadora local da OBB no campus Aracaju , a professora mestre Maria Jeanne D’Arc Paula de Lima, da coordenadoria de Ciência das Natureza (CCNAT), afirma que a instituição se sente honrada com o desempenho dos estudantes. “ A importância desta conquista está na oportunidade de participar de eventos que abrem portas para o incentivo à pesquisa, e cessão de bolsas de estudos para os alunos”.

SEGUNDA FASE

obb 2019 4Composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da 1ª Fase, a prova será aplicada no dia 28 de abril , das 9h às 13h, em local a ser definido pela coordenação nacional da OBB. O resultado está previsto para será divulgado até 10 de maio no site http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br , com a lista dos alunos selecionados para a capacitação prática.

Somente os 15 primeiros colocados (do primeiro ao décimo quinto) nesta fase poderão participar da 3ª etapa, que ocorrerá no Instituto Butantan de 20 a 26 de maio deste ano.

TERCEIRA ETAPA

s alunos classificados para a 3ª fase, que ocorrerá de 20 a 26 de maio deste ano, serão capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan. Essa avaliação corresponderá a 50% da nota final desta etapa. Os alunos ainda farão uma prova composta por 20 questões de múltipla-escolha elaborada pela equipe Butantan, onde cada questão apresentará 4 proposições que deverão ser classificadas como verdadeiras ou falsas.

obb 2019 5Quatro alunos (do primeiro ao quarto classificados na OBB) serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), quatro alunos (do quinto ao oitavo classificados) serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Iberoamericana de Biología (OIAB) e dois alunos (do nono ao décimo classificados) serão escolhidos como suplentes, no caso de algum dos classificados finais não poder participar das olimpíadas internacionais.

A Olimpíada Brasileira de Biologia foi fundada em 2004 e é organizada desde 2017 pelo Instituto Butantan. Antes, era organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio). Os principais objetivos da OBB são estimular o interesse ativo em estudos biológicos e aproximar a universidade do ensino médio de biologia, diminuindo o tempo de defasagem entre as inovações científico-tecnológicas e sua divulgação aos estudantes de nível médio.

Podem participar da OBB alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e alunos do Pré-Vestibular que não estejam matriculados em instituição de ensino superior e que tenham, até o dia 1º de julho de 2019, no máximo 19 anos.

*com informações da OBB