Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Segunda fase da OBR acontece sexta-feira, 23, no campus Aracaju
ROBÓTICA

Segunda fase da OBR acontece sexta-feira, 23, no campus Aracaju

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 12h52 | Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 12h52 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h51

Em Sergipe, foram aprovados 19 estudantes para esta etapa, sendo dois alunos do Instituto Federal de Sergipe

62391000 1353899418091576 3730217356144672768 n 1A prova da segunda fase teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica será aplicada sexta-feira, 23, no laboratório 33 do IFS - Campus Aracaju, das 14 às 18 h. Somente estudantes do nível 5 dessa modalidade, que foram aprovados na primeira fase, realizada em 7 de junho, podem participar desta etapa. Em Sergipe, 19 estudantes avançaram para esta fase 2, sendo dois do Instituto Federal de Sergipe.

Os alunos do curso integrado em Eletrônica do campus Aracaju, Gabriel Arthur Silva dos Santos, 3° ano, e Cláudio Valdez Ribeiro, 2º ano, estão representando o IFS na competição. De acordo com a comissão organizadora local da OBR 2019, os estudantes devem chegar ao local da prova com pelo menos 15 minutos de antecedência . É necessário trazer um documento de identificação oficial com foto e caneta azul ou preta para preenchimento do gabarito, e não é permitido o uso de calculadora.48

A etapa estadual da modalidade prática acontecerá entre os dias 28 e 29 de agosto, no ginásio do IFS - Campus Aracaju. O acesso para assistir ao evento é gratuito e não é necessário ser feita nenhuma inscrição. No dia 28, as provas vão ocorrer para os níveis 0 e 1, com alunos entre o 1º e 8º ano do ensino fundamental, enquanto que no dia 29, as provas serão apenas para o nível 2, com estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ou Técnico.

Além das medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues para as primeiras colocações, existem também os prêmios extras para os competidores, avaliando critérios específicos como dedicação, robustez, design, entre outros. Para os níveis 1 e 2, a equipe que ficar na primeira colocação ganhará uma vaga para a etapa nacional da competição, que será realizada em Rio Grande/RS, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2019.

logo novo OBROBJETIVO

Disseminar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

A OBR destina-se a estudante das escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico que tenham até 19 anos de idade no ano da competição. A comissão organizadora da etapa estadual é formada pelo técnico de laboratório de Eletrônica, Renan Oliveira Silva, que responde como coordenador geral e pelas professoras Leila Buarque Couto de Matos, coordenadora estadual da modalidade prática da OBR e Danyelle Mousinho Medeiros Santana, coordenadora estadual da modalidade teórica, servidores do campus Aracaju.