Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > IFS – Campus Lagarto e Colégio Alternativo representam Sergipe na etapa nacional de Robótica
OBR 2019

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h30 | Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 11h30 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 12h53

Evento acontecerá na cidade de Rio Grande (RS) no período de 22 a 26 de outubro

DSC02603 editedA coordenação da Olimpíada Brasileira de Robótica em Sergipe divulgou oficialmente nesta segunda-feira(9) os resultados da etapa estadual prática da OBR, realizada nos dias 28 e 29 de agosto, no ginásio de esportes do IFS – campus Aracaju. As equipes Alternativo 02 do Colégio Alternativo e Calango Robot do Instituto Federal de Sergipe(IFS) – campus Lagarto, conquistaram o primeiro lugar.ca171e26 d4bd 40d7 ad51 2b412d14b708 edited

As primeiras colocadas estão classificadas para a etapa nacional da olimpíada de robótica, que acontecerá na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, entre os dias 22 a 26 de outubro. A equipe Alternativo, composta pelo professor Carlos Augusto e os alunos Cecília Rafaela Alves dos Santos, João Victor Pereira Lima e Moisés Vieira Freire, competiu com 20 grupos, no nível 1.

Já o IFS – campus Lagarto, formada pelo professor Sílvio Sandes e os alunos Mariana Santos Rodrigues, Jefte Marcelo Araújo Fontes, Carla Beatriz Silva Cruz e Sanilo Santos Oliveira, disputou com outras 26 equipes, no nível 2.

A COMPETIÇÃO

c7291f90 cd92 4862 8be4 aa223ec22009No primeiro dia do evento, 28 de agosto, ocorreram as competições do nível 0, que teve apenas uma equipe inscrita e que compareceu, e nível 1, com 61 equipes inscritas, mas compareceram 21. O representante da OBR em Sergipe, Renan Oliveira Silva, explica que a prova de Nível 0 tem por finalidade motivar alunos das séries iniciais a participarem do movimento robótica. A Equipe Irradiar 01 teve de cumprir três tarefas. Receberam um botton por cada tarefa completada. E na cerimônia de premiação, receberam uma medalha e kits de automação.

A prova do nível 1 foi realizada nas arenas de competição que são dividas em três partes: área de percurso, rampa e área de resgate. Na área de percurso, os competidores tiveram que superar algumas tarefas, como redutores de velocidade, obstáculos, passagens e falhas na linha. Já o percurso destinado à rampa, o robô teve que subir uma rampa de acesso à sala de resgate. E por fim, na área de resgate, a tarefa de resgatar vítimas, simbolizadas por bolinhas de isopor.

No segundo dia, 29 de agosto, o professor Paulo Pereira Lima, do Instituto Federal de Sergipe – campus Itabaiana, falecido em 30 de maio deste ano, foi homenageado por ter participado de todas as edições anteriores da OBR e realizado no IFS um excelente trabalho na área de robótica. Também no último dia do evento ocorreram as competições do nível 2. Das 52 equipes inscritas, compareceram 27.DSC02587 edited

RESULTADO FINAL

As melhores equipes foram classificadas em 1º, 2º e 3 º lugares e receberam medalhas. No nível 1, a equipe Albernativo 02 terminou a competição em primeiro lugar, a equipe Águia 9 do colégio CEPI, composta pelo professor Harley Lima e os alunos Arthur Santos Silva, Eduarda Maria Menezes, Felipe José Vieira Nascimento e Felipe Neves Souza, ficou em segundo lugar e a equipe Optimus, do Colégio Salesiano, formada pelo professor Júlio Cesar dos Santos e os alunos Berlange Ribeiro de Goes Neto e Rafael Ferreira Menezes, conquistou a terceira colocação.

Já no nível 2, a classificação ficou assim: Calango Robot do IFS-campus Lagarto em 1º lugar, equipe STARK do Colégio Purificação , formada pela professora Jane Eyre Menezes Nascimento e os alunos Bárbara França Souza, Mateus Mello Santos , Paulo Rhyan Souza Correia e Rodrigo José França Souza, terminou a competição em 2º lugar e a equipe Gamamill do colégio Millennium, composta pelo professor Daniel Alves dos Santos e os alunos Gabriel Graça Martins, Any Graziele Lopes Silva e Sabrina Conceição dos Santos, conquistou o 3º lugar.DSC02584 edited

A comissão organizadora da etapa estadual foi integrada pelo técnico de laboratório de Eletrônica, Renan Oliveira Silva, que responde como coordenador geral e pelas professoras Leila Buarque Couto de Matos, coordenadora estadual da modalidade prática da OBR e Danyelle Mousinho Medeiros Santana, coordenadora estadual da modalidade teórica, servidores da Coordenadoria de Eletrônica do IFS-campus Aracaju

PREMIAÇÃO EXTRA

Avaliando critérios específicos como dedicação, robustez, design, entre outros.

DSC 1014 editedNível 1

PRÊMIO EXTRA EQUIPE -ESCOLA PROFESSOR ESTUDANTES
Escola Privada Caranguejo de Ouro - Santa Fé Wagner Santos

- Felipe Thiers Santos Silva.

- Gabriel Archanjo dos Santos Neto.

Escola Pública Irradiar 1 - Irradiar Matheus Cardoso

- Adson Monteiro da Silva.

- Ana Luiza Santos Valença.

- Bruno Almeida dos Santos.

- Taís da Silva Santos.

Dedicação BigBig dos Luizes - Colégio Módulo Alexandre Teles

- Luiz Felipe Nunes dos Santos.

- Luiz Gustavo São Mateus Lima.

Design Bumblebee - Equipe de Garagem Diego Alves Ribeiro

- Fábio dos Santos Menezes Júnior.

- Lucas Otávio Santos silva.

Inovação Jardins meninas Pokemon - Colégio Jardins Andreia Correia

- Cynthia Rocha Dantas.

- Laisa Mirelle Silva Andrade.

- Maria Clara Ormundo Silva Bispo.

Maker Monteiro Lobato - Colégio Ideal Stephanie de Jesus

- João Luís Aragão Rocha.

- Luiz Manoel Rosa Nunes Meneses.

- Pedro Andrade Calderaro.

-Pedro Henrique Oliveira Vasconcelos.

Programação Greyjoy -Colégio Purificação Jane Eyre Menezes

- Diogo Lima de Oliveira.

- Júlia Gomes Ribeiro.

- Kauã Almeida Duarte.

Robustez Santanna 01 - Colégio Santanna Alexsandro Nathaniel Guerra

- Danilo Santos Barbosa.

- Lucas Gomes Silva.

- Maria Rita Mota de oliveira.

- Paulo Fernandes de Souza Lima.

Nível 2

PRÊMIO EXTRA EQUIPE -ESCOLA PROFESSOR ESTUDANTES