Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Seminário de Reutilização de Lona de Banners será aberto nesta quinta, 10
SUSTENTABILIDADE

Seminário de Reutilização de Lona de Banners será aberto nesta quinta, 10

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 13h46 | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 13h46 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 13h48

Evento é gratuito e as inscrições estão abertas até amanhã (9/10) no Sispubli

seminario reutilizacao lona CAPAO Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, por meio da coordenadoria do curso técnico em Edificações, realiza nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, o I Seminário de Reutilização de Lona de Banners. Entre as atividades, estão programadas palestras e uma exposição de materiais sustentáveis(estojos, porta-canetas, mochilas, capas de proteção de equipamentos, dentre outros), confeccionados com a lona dos banners coletados no ponto de entrega voluntária que funciona na instituição. O evento acontece na sala 1-S do campus , das 9h às 17h30. As inscrições estão abertas até amanhã (9/10) no Sistema de Publicações do IFS – Sispubli

O seminário traz sete palestras que vão discutir assuntos ambientais relevantes: Cidadania e Sustentabilidade, Resíduos Sólidos no Brasil: Dimensões e Desafios, Precipitações Intensas na Região Metropolitana de Aracaju, Sustentabilidade na Construção Civil, A Importância das Ações Coletivas na perspectiva de Sustentabilidade do Bairro Jabotiana, Jogos Ambientais e Educativos e Confecção de protótipos com Lona de Banners.

O objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar à comunidade interna e externa sobre a importância da reciclagem e da doação de materiais que não tem mais utilidade, atitude simples para preservar o meio ambiente. O seminário é resultado do Projeto intitulado “Reutilização de Banners em Lona na confecção de produtos sustentáveis “, das professoras Sheilla Costa dos Santos, mestre do curso técnico em Edificações, e Marilda Colares Jardelina dos Santos, mestre do curso técnico em Segurança no Trabalho. A ação vem sendo executada desde dezembro de 2018, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/IFS).

ProgramaçãoQUESTÕES AMBIENTAIS

A palestra de abertura, Cidadania e sustentabilidade, será ministrada, a partir das 9h30, pela diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Sergipe (ABES-SE), e professora aposentada do Instituto Federal de Sergipe, a doutora em Engenharia Civil, Kelma Maria Vitorio Almeida.

Resíduos sólidos no Brasil: dimensões e desafios será o tema tratado, a partir das 10h20, pelo professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe , da Coordenação de Saneamento Ambiental (CSA) do Campus Aracaju, Rodrigo Gallotti Lima, que é doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe e representante do IFS na Comissão de arborização do município de Aracaju.

As precipitações intensas na região metropolitana de Aracaju serão abordadas pelo professor de Geografia e Geoprocessamento do IFS, Leandro Barros de Santana, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Já o professor do Instituto Federal de Sergipe, Zacarias Caetano Vieira, ,mestre em Engenharia Civil e Ambiental na área de recursos hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande, falará da sustentabilidade na Construção Civil.

A importância das ações coletivas na perspectiva de sustentabilidade do bairro Jabotiana será tratada pela professora do curso superior de Saneamento Ambiental do IFS, Flávia Dantas Moreira, mestre em Geografia. Já a palestra sobre jogos ambientais e educativos será ministrada pela professora Claudionete Candia Araujo, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.