Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Seminário discutirá a sustentabilidade dos recursos hídricos de Sergipe
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

Seminário discutirá a sustentabilidade dos recursos hídricos de Sergipe

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 12h03 | Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 12h03 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 12h03

Considerado um dos mais importantes eventos de saneamento ambiental do estado, o Sanear reunirá 140 pessoas no IFS - campus Aracaju

sanear marcaDurante três dias, estudantes, professores e especialistas em meio ambiente estarão reunidos no Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, debatendo a situação dos recursos hídricos em Sergipe. O 3º Seminário de Saneamento Ambiental, Sanear, acontecerá nos dias 23,24 e 25 de outubro e reunirá mais de 140 pessoas.

Entre os objetivos do encontro estão analisar os dados hidrológicos oficiais para chuvas intensas em Sergipe, mostrar alternativas e desafios para o estado sobre a sustentabilidade hídrica, discutir as áreas de riscos na Região Metropolitana de Aracaju (RMA) afetadas pelas chuvas intensas e divulgar pesquisas realizadas por alunos dos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Engenharia Civil do IFS - campus Aracaju.

A terceira edição do Sanear terá palestras, minicurso, roda de conversa e apresentação de trabalhos científicos. Todas as atividades serão realizadas no campus Aracaju do IFS. O evento é promovido anualmente pelas Coordenadorias de Saneamento Ambiental (CSA) e Engenharia Civil (Coec) , Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental (GPSA) e Grupo de Estudos em Gestão Territorial em Ambientes Costeiros (Gestac).

PROGRAMAÇÃO

No dia 23 de outubro, o tema em debate será a Sustentabilidade Hídrica na Gestão de Águas Urbanas. A solenidade de abertura acontecerá às 19h, nas salas 1 e 2 S. O especialista em Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), Overland do Amaral Costa , palestrará sobre o comportamento hidrológico de Aracaju. O professor da Secretaria de Estado da Educação , Antônio Wanderlay Corrêa, falará sobre as inundações no bairro Jabotiana, e o diretor da Defesa Civil Estadual, o engenheiro civil e coronel Alexandre José Silva, abordará a atuação da DC nos eventos extremos.

sanear programacao 2019No segundo dia do evento, 24, das 13h às 17h, a unidade móvel Saneamento Expresso da Companhia de Saneamento de Sergipe estará na campus Aracaju. O projeto de educação ambiental visa apresentar o passo a passo do saneamento. Uma maquete dentro do ônibus detalha todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto. A equipe da DESO abordará com a comunidade acadêmica a importância da educação ambiental e o saneamento básico.

MINICURSOS

Ainda no dia 24, das 13h às 17h, acontecem quatro minicursos ministrados por servidores do Instituto Federal de Sergipe: Espacialização de dados climáticos através do Sistema de Informações Geográficas (SIG), com o professor doutor Leandro Barros de Santana , Análises Microbiológicas em Tratamento de esgoto: Teoria e Prática, aplicado pela doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, a técnica-administrativa Érika Cristina dos Anjos Brandão , e a professora mestre Carina Siqueira de Souza, Reuso de efluentes, com as professoras mestre Louise Sampaio Brandão e a doutora Tatiana Máximo Albuquerque, e Tratamento de Efluentes em Sistemas Individuais em Condomínios Multifamiliares, com o professor mestre Matheus Máximo Albuquerque.

Após os minicursos, acontecerá uma roda de conversa, das 18h30 às 19h30, sobre combate e prevenção de perdas de água no sistema público de abastecimento, com o tecnólogo em Saneamento Ambiental e ex-aluno do IFS, Keytson Reinaldo, e Saneamento em Sergipe, com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (ABES|Sergipe), engenheiro ambiental Erasmo Gomes Santos Júnior. O professor mestre do IFS, Marcos Luciano Alves Barroso, será o mediador desta atividade.

Já a partir das 19h30,  haverá apresentação de trabalhos acadêmicos com mediação dos professores do IFS, mestres Cícero Marques dos Santos e Louise Sampaio Brandão.

ÚLTIMO DIA

No dia 25, acontecerá apresentação de pôsteres, na área de entrada da Coordenadoria de Saneamento Ambiental, das 17h às 19h. A partir das 19h30, serão realizadas as últimas palestras do evento: Monitor de secas, com o superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), o professor mestre Ailton Francisco Rocha, Irrigação Sustentável, com o especialista da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba em Sergipe (Codevasf), mestre Elton Silva Cruz, e Sustentabilidade Hídrica na gestão de Secas, com o professor doutor Inajá Francisco de Souza (UFS), e mediação da professora doutora Tatiana Máximo Albuquerque(IFS). Em seguida, acontecerá debate.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57