Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > IFS Campus Aracaju ganha Laboratório de Matemática Virtual
ENSINO

IFS Campus Aracaju ganha Laboratório de Matemática Virtual

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 10h31 | Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 10h31 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 12h41

IMG 6061O Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, é a 38ª instituição no Brasil a oferecer um espaço virtual com conteúdos educativos direcionados ao ensino e aprendizagem da Matemática. O lançamento do laboratório ( http://bit.ly/lemifs) aconteceu no dia 18 de setembro, durante encerramento da Semana de Ambientação para o ensino remoto. A iniciativa partiu da Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Matemática (Colima) por meio da coordenação do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), que é coordenado pela professora doutora Lenira Pereira da Silva, desde 2019.

De acordo com a coordenadora da Colima, professora doutora Shirley Rocha, o espaço virtual já se mostrava como uma necessidade do Curso de Licenciatura em Matemática há alguns anos. “ No entanto, com a pandemia da Covid-19 em 2020 ele se tornou uma realidade emergencial, tomando corpo e forma em curto espaço de tempo”. Iniciamos o projeto de construção em 8 de junho, onde visitamos o site de 2737 instituições cadastradas no MEC as quais ofertavam Cursos de Licenciatura em Matemática”.

O objetivo desse trabalho, segundo ela, era subsidiar o projeto de construção e identificar quais instituições possuíam um laboratório de ensino de matemática virtual. Das 2737 visitadas, 969 relataram ter LEM físico e apenas 37 um LEM Virtual. “Essas informações nos chocaram e nos motivaram ainda mais na construção do nosso site”, afirma.

O portal, que foi construído com a colaboração dos monitores do Laboratório de Ensino de Matemática, Antônio Joaquim, Gabriela Mendonça, José Gabriel, Leonardo Souza, Luciely Santos, Romário Ribeiro, Victória Brandão e Zirlanna Vieira, tem o objetivo de auxiliar nas atividades da disciplina, bem como para servir de suporte ao curso em algumas disciplinas práticas. Esse laboratório fica destinado a todo o setor educativo, particularmente professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática.

Na forma presencial ele é um espaço restrito aos que compõem o curso de Licenciatura em Matemática do IFS, mas na forma virtual ele é de amplo acesso, oferecendo a todos que o procurar, um ambiente de incentivo e inspiração para práticas docentes na área de Matemática.“Preciso ressaltar que essa ação só foi possível em curto espaço de tempo graças às capacitações internas da Colima, onde os professores se reuniram para estudar durante e, também, à capacitação promovida pelo IFS durante a suspensão do ensino presencial e afastamento físico promovidos pela pandemia do novo coronavírus. Com a qualificação, foi possível dirimir e executar ações assertivas para esse empreendimento”, conclui Shirley Rocha.

Para acessar o Laboratório de Matemática Virtual clique neste link http://bit.ly/lemifs