Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Evento debaterá suicídio, fatores de risco e prevenção
SETEMBRO AMARELO

Evento debaterá suicídio, fatores de risco e prevenção

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h55 | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 10h55 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 22h15

Inscrições abertas no Sistema de Publicações do IFS, Sispubli, até o dia 3 de setembro

banner principalSetembro Amarelo: Informando sobre suicídio para prevenir é uma ação organizada pela Gerência de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, para tratar sobre o problema social de saúde pública, com vistas a sensibilizar a comunidade acadêmica do IFS acerca dos perigos e possibilidades de prevenção. A atividade acontecerá em 3 de setembro, com transmissão na plataforma do YouTube, no Canal do IFS – Campus Aracaju, das 13h30 às 17h30, conforme programação.

O evento é gratuito e as inscrições são realizadas no Sistema de Publicações, Sispubli, até 03/09. Os participantes receberão certificado. Público-alvo são servidores e estudantes do IFS campus Aracaju. Os debates no campus Aracaju acontecem no mês dedicado a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

O evento tem a intenção de integrar a programação nacional de prevenção ao suicídio, alertando a comunidade acadêmica sobre a realidade e dimensões desse problema social no Brasil e no mundo. “Abraçamos o entendimento de que dialogar sobre o suicídio, trazendo à tona conhecimentos científicos e desmistificando tabus e preconceitos, seja a melhor forma de o enfrentarmos coletivamente, e salvar vidas”, afirma a professora doutora Adeline Araújo Carneiro Farias que organiza a atividade junto com a gerente de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, professora mestra Ana Paula Cavalcante.

Colaboram na organização do evento também a psicóloga Fabiana Lobão, as professoras Iara Bichara e Daniele Almeida, e a aluna Ellen Martinez do Curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

card com programaçãoPROGRAMAÇÃO

13h30 – Abertura
Prof.ª Ruth Sales – Reitora do IFS
Prof. Elber Gama – Diretor-Geral do Campus Aracaju.

14h – Apresentação cultural
Prof. Alysson Cristian Rocha Souza

14h15 – Exposição: Suicídio enquanto problema social de saúde pública.
Prof.ªs Helena Bonaparte e Adeline Farias

14h40 – Exposição dialogada sobre:
- Conceito de suicídio;
- Mitos sobre suicídio;
- Fatores de risco e de proteção ao suicídio.
- Fatores de risco para Estudantes e Profissionais de educação;
- Pandemia e Suicídio.
Psicóloga Karen Gomes Leite

15h30 – Resposta às perguntas postadas no chat

16h – Apresentação cultural
Estudantes: Vanessa Oliveira Machado e Icaro Ravel Silva da Conceição

16h15 – Atuação do Centro de Valorização da Vida na prevenção ao suicídio – CVV (vídeo institucional)

16h40 – Como pedir ajuda? Onde buscar ajuda? Como ajudar alguém?
Psicóloga Karen Gomes Leite

17h10 – Resposta às perguntas postadas no chat

17h30 – Encerramento da atividade
Profª Ana Paula Cavalcante – Gerente de Ensino dos cursos técnicos integrados – Campus Aracaju.