Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Ex-aluno é aprovado em doutorado na UFC

Ex-aluno é aprovado em doutorado na UFC

Criado: Quinta, 03 de Março de 2022, 13h43 | Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 13h43 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 15h35

Estudante iniciou pesquisa científica sobre reuso de água ainda na graduação no IFS campus Aracaju

Por Marineide Bonfim

erik santos passos 800pxErik Santos Passos, egresso do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, tem muitos motivos para comemorar o início de 2022. Ele concluiu o mestrado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente(Prodema) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e foi aprovado para o único doutorado em Engenharia Civil do nordeste, com mérito em excelência acadêmica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Recursos Hídricos, (POSDEHA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Erik ingressou no IFS no ano de 2014 e em 2015, estreou sua primeira pesquisa de iniciação científica com os estudos sobre Saneamento Ambiental, mais especificamente reuso de água. A professora doutora Roseanne Santos de Carvalho, da Coordenadoria de Edificações do Campus Aracaju, foi sua primeira orientadora e incentivadora a desenvolver pesquisas já durante a graduação.

Até o fim do curso de Engenharia Civil no IFS campus Aracaju, participou de três projetos de iniciação científica e tecnológica, sendo financiados pelas agências de fomento CNPQ/FAPITEC/PROPEX, que solidificaram a importância da pesquisa para sua vida.

Em 2020, ano em que concluiu a graduação, o ex-aluno foi aprovado no mestrado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFS, seguindo a mesma linha de pesquisa. No ano de 2021, Erik e sua orientadora de trabalho de conclusão da graduação, professora mestre Louise Francisca Sampaio Brandão, foram premiados com menção honrosa pelo melhor trabalho na modalidade oral do Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (ENREHSE).

Agora em 2022, ele concluiu seu mestrado, orientado pelo professor doutor Gregório Guirado Faccioli, com um trabalho sobre um filtro composto de materiais alternativos para tratar águas cinzas para reuso e comemora a aprovação no doutorado da Universidade Federal do Ceará. “O IFS me possibilitou mais que uma graduação, me inseriu em um contexto educacional entrelaçado com a pesquisa científica, onde eu pude colocar em prática minhas ideias e projetos e avançar a cada passo numa trajetória de sucesso acadêmico. Se hoje me encontro em um dos melhores doutorados em engenharia civil do Brasil, devo muito às possibilidades que o Instituto me ofereceu, por meio da pesquisa, da ciência e do desenvolvimento pessoal. Além de tudo, gostaria de agradecer, em especial, a profª Dra. Roseanne Carvalho, que me deu a primeira oportunidade e sempre me incentivou a crescer com a pesquisa até os dias atuais, meu muito obrigado!”.

Para a professora doutora Roseanne Santos de Carvalho o egresso é um orgulho e exemplo para o IFS. “Erik foi meu aluno de Engenharia Civil, foi meu bolsista em projetos PROPEX/CNPQ/FAPITEC por alguns anos na graduação dele, seguiu a linha de pesquisa no mestrado na UFS e teve aprovação no doutorado da UFC em Engenharia Civil, conceito 7; é gratificante um egresso estar alcançando tantos patamares”, comemorou.

Erik e Roseanne afirmam que é preciso incentivar os alunos a desenvolver pesquisas, seguir com seus projetos de iniciação científica, provando que é possível alcançar sucesso e contribuir com a ciência mundial. Eles entendem que é importante para o IFS, apresentar à sociedade egressos que alcançaram grandes feitos, graças ao incentivo à pesquisa e à educação de qualidade prestada pela instituição.