Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Seminário debaterá contribuições à formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 18 de Março de 2022, 12h20 | Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 12h20 | Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 12h22

O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas de 1º a 6 de abril de 2022 no Sistema de Publicações do IFS, Sispubli

thumbnail imagem evento PIBID e PRPO I Seminário Institucional PIBID e PRP, que congrega o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica, será realizado virtualmente, no Canal do IFS Campus Aracaju no YouTube, nos dias 06, 07, 13 e 14 de abril, das 19h às 21h30. O evento reunirá participantes dos dois programas, bolsistas e voluntários, docentes da Educação Básica (supervisores e preceptores), professores do ensino superior, alunos de graduação, egressos e, especialmente, estudantes e professores dos cursos de Licenciatura Física, Matemática e Química. O encontro traz o tema “Pibid e PRP no IFS: contribuições à formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática”.

O seminário é uma iniciativa dos docentes orientadores, coordenadores de área e coordenadores institucionais dos respectivos programas do IFS para o aprofundamento do debate sobre a formação de professores, a socialização de experiências e trabalhos desenvolvidos pelos seus participantes nos três Cursos de Licenciaturas do IFS. Seu objetivo é, principalmente, dar visibilidade às diferentes formas de atuação pedagógica e de prática de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática que vêm sendo desenvolvidas nas escolas-campo, assim como fomentar o debate sobre o trabalho remoto, as estratégias de ensino nesta modalidade, o uso de tecnologias digitais em sala de aula e, ainda, sobre os desafios que a suspensão das aulas presenciais causou na formação dos futuros professores.

De acordo com o professor doutor Rodrigo Bozi Ferrete, da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática do IFS campus Aracaju, Colima, a realização do evento se justifica em função da importância em dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos integrantes dos dois programas e promover o fortalecimento das práticas educativas e a formação inicial de professores do magistério em Sergipe. “Em igual medida, será uma oportunidade de realizar um debate interno sobre o contexto de ensino e de aprendizagem no qual os participantes do PIBID e da Residência Pedagógica estão inseridos. Esse evento é extremamente relevante para aproximar, conhecer, alterar e ressignificar o fazer docente e a Educação em Sergipe”, afirma.