Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza workshop para fomentar parcerias na região Sul
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

Campus Estância realiza workshop para fomentar parcerias na região Sul

Criado: Terça, 24 de Mai de 2022, 11h14 | Publicado: Terça, 24 de Mai de 2022, 11h14 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 11h41

Prefeituras conheceram projetos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos no IFS e apresentaram demandas

Por Carole Ferreira da Cruz

Reuniao Prefeituras Tiago jpg capaA possibilidade de fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e contribuir com o desenvolvimento sustentável da Região Sul motivou o Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância a realizar um workshop com as prefeituras e secretarias municipais. O objetivo foi apresentar as pesquisas e atividades de extensão realizadas pela instituição, conhecer melhor as demandas regionais, estreitar parcerias, ofertar cursos de interesse comum e desenvolver projetos.

A programação iniciou com as boas-vindas da reitora Ruth Sales Gama de Andrade e da diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, seguida das apresentações dos projetos dosReunião prefeituras Luciano professores Thiago Remacre e Luciano Melo (Engenharia Civil e Edificações); Alessandro Viana, Roberto Macena e Phillipe Cardoso (Eletrotécnica e Sistemas de Energias Renováveis); Aline de Jesus Sá e Lorena Campello (disciplinas do núcleo básico). Com base no que foi apresentado, os participantes ficaram de indicar, via formulário, possíveis demandas de parcerias com o IFS.

Na ocasião, o coordenador de Pesquisa e Extensão de Estância, Tiago Cordeiro de Oliveira, ressaltou a expressiva produtividade do campus, que se expressa em pesquisas, artigos científicos, livros e projetos de extensão de alta qualidade. “Tivemos um proveitoso momento de aproximação e de despertar. A ideia é, numa segunda etapa, realizar reuniões específicas com as representações governamentais para acertar detalhes de cooperação que vão beneficiar toda a sociedade do sul sergipano”, explicou.

Sobre os projetos

Reunião prefeituras LorenaO IFS - Campus Estância desenvolve atualmente cerca de 30 projetos nas áreas de pesquisa, extensão e inovação aprovados nos editais de fomento à ciência e tecnologia. O diferencial desse conhecimento produzido na região Sul do estado é abranger diferentes áreas do conhecimento, em todos os cursos ofertados pela instituição, e atividades que têm aplicação direta na comunidade ou atendem demandas de mercado.

Os projetos contribuem com a melhoria da formação acadêmica dos alunos, o desenvolvimento sustentável e a superação de desafios impostos à sociedade. O Campus Estância lidera o ranking de projetos aprovados no IFS, com uma média de 80% de aproveitamento nos processos seletivos do país, e o oferta, atualmente, cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica, Edificações e Sistema de Energias Renováveis; curso de formação inicial e continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; e o curso superior de Engenharia Civil.