Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos do Campus Estância mapeiam trilhas do litoral Sul

Alunos do Campus Estância mapeiam trilhas do litoral Sul

Criado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 10h32 | Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 10h32 | Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2022, 09h24

Ação foi o marco inicial do projeto “ECOTECH: ecoturismo com assistência tecnológica”

Por Carole Ferreira da Cruz

ProjetoEcotech1O projeto “ECOTECH: ecoturismo com assistência tecnológica” do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância teve como marco inicial a realização de uma trilha na Praia das Dunas e na Ponta do Saco com os alunos bolsistas e voluntários. O objetivo foi mapear áreas no litoral Sul que contribuam para a prática da educação ambiental, a produção do outdoor learning e o fomento do ecoturismo no município de Estância, a partir da associação da educação ambiental à tecnologia.

O mapeamento da trilha, coordenado pela professora Márcia Maria de Jesus Santos, também contou com a participação dos alunos envolvidos no projeto Berçário de Plantas, que éProjetoEcotech3 parceiro das atividades e ocorre de forma integrada, sob a coordenação do professor Roberto Macena. Ao longo do percurso foram recolhidos lixo, discutidos conceitos trabalhados em sala de aula e partilhados conhecimentos sobre a região a partir da vivência de um dos bolsistas, que reside no povoado Porto do Mato.

Para Márcia Santos, a aproximação com o lugar mapeado é de extrema importância para gerar o pertencimento e o comprometimento socioambiental. “O município de Estância tem um grande potencial socioambiental e ter a oportunidade der inserir práticas educativas que valorizem ainda mais essas áreas é um resultado muito gratificante enquanto professora e pesquisadora, além de vivenciar a alegria e o aprendizado dos estudantes que participaram da trilha”, destacou.

Capacitação

Inicialmente os alunos participaram de oficinas online que os capacitaram no desenvolvimento de um aplicativo e de Qr codes com informações socioambientais e, só depois, iniciaram o processo de mapeamento das áreas com potencial ecoturístico. O projeto ECOTECH é um desdobramento da pesquisa de pós-doutorado da professora Márcia e busca criar trilhas ecológicas que possibilitem a aproximação com a natureza e o fortalecimento do comprometimento ambiental a partir da integração entre escola, sociedade e poder público.

As atividades serão realizadas em parceria com as secretarias de Educação, Turismo e Meio Ambiente de Estância. Os roteiros terão o suporte de para a criação de QR codes com informações sobre os diferentes aspectos socioambientais que caracterizam o ecossistema, distribuídos junto às placas sinalizadoras ao longo das trajetórias das trilhas construídas e percorridas. Além disso, será desenvolvido um aplicativo que possibilitará um tour virtual para os visitantes interessados em educação ambiental e no ecoturismo da região.

Entusiasmo

ProjetoEcotech4Os estudantes ficaram entusiasmados e tiveram a oportunidade de conhecer mais a região onde vivem. “Fazer trilhas não se resume apenas ao ato de caminhar e, sim, de adquirir diversas experiências e conhecimentos. Tivemos a oportunidade de conhecer os dois ecossistemas presentes nos locais, sendo eles as dunas e os manguezais, e o contato com algumas vegetações me despertou interesse, assim como toda a história por trás de cada lugar histórico visitado, vendo a mescla socioambiental”, enfatizou Laisa Vitória dos Santos, do curso de Eletrotécnica.

Aluna do curso Sistema de Energias Renováveis, Heyshila kleysla de Jesus Santos, disse ter vivenciado um dos melhores momentos da sua vida. “Foi uma experiência única e muito significativa para mim. Naquele dia senti tantas sensações positivas e energias maravilhosas por justamente nunca ter ido em um ambiente tão calmo e com pessoas especiais. A cada passo que a gente dava, conhecemos frutas, vegetações e ambientes diferentes e, sem dúvida, foi um momento muito marcante, com toda certeza eu jamais esquecerei dessa experiência”.

Anne Beatriz Brasil, do curso de Eletrotécnica, considerou seu primeiro contato com trilhas uma experiência incrível. “Fiquei deslumbrada com cada detalhe e com a quantidade de conhecimento que eu adquiri. Amei tanto as dunas como o ecossistema da restinga e os manguezais da Praia do Saco. Tive contato com algumas vegetações que eu não conhecia e são bastante interessantes. A sensação de dever cumprido quando chegamos no destino final foi muito boa. Me divertir bastante e espero que surjam novas oportunidades”, relatou. ProjetoEcotech5

Os projetos ECOTECH e Berçário de plantas dialogam com as áreas de meio ambiente e de tecnologia numa perspectiva multidisciplinar, solidária e coletiva. As propostas, aprovadas nos editais de fomento à pesquisa e extensão, contribuem para o fortalecimento das atividades de educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas por professores e alunos do IFS – Campus Estância desde 2018 e convergem com o compromisso social da instituição de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e da sociedade como um todo.