Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Seminário mostra universo da construção civil para alunos de Edificações
PROJETO INTEGRADOR

Seminário mostra universo da construção civil para alunos de Edificações

Criado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 12h59 | Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 12h59 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2022, 13h51

Atividade realizada no Campus Estância de forma interdisciplinar resultou num catálogo para exposição de materiais de construção

Por Carole Ferreira da Cruz

Seminário Integração Edificações0722

A turma do primeiro período de Edificações na modalidade subsequente teve a oportunidade de conhecer mais sobre o universo da construção civil de forma interdisciplinar durante o Seminário de Integração do Curso. A atividade, que envolveu as disciplinas Materiais de Construção, Metodologia Científica e Informática, é voltada para os alunos inciantes com o objetivo de apresentar um panorama da profissão que escolheram e motivá-los a seguir nos estudos.

Segundo a professora Vanessa Gentil, que coordenou o seminário em parceria com a professora Tatiane Bohmer, os estudantes produziram um catálogo para exposição de materiais de construção, tendo como base os conteúdos apresentados em sala de aula ao longo do período. “Muitos alunos chegam sem saber o por quê estão fazendo Edificações e acabam se identificando com o curso. A resposta está sendo muito positiva. Os trabalhos têm sido excelentes e expõem muitas imagens de aplicações dos produtos, pesquisas sobre as propriedades dos materiais, assim como suas vantagens e desvantagens”, avaliou.

O encorajamento e a motivação para se dedicar aos estudos são resultados diretos da atividade que tem impacto na integração da turma e na formação profissional ofertada pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. “Eu amei a experiência! Foi ótimo realizar esse trabalho e aprender mais sobre o curso. O seminário contribuiu bastante para o nosso aprendizado nas disciplinas tanto de Materiais de Construção quanto de Iniciação Científica e Informática”, ressaltou a aluna Camilly Durval de Souza, 18 anos.

Seu colega de turma, Rogério Carlos da Silva, 42 anos, acredita que essa foi uma experiência fundamental que vai levar não só para o ambiente profissional, mas para toda a vida. “Através do seminário consegui ter maior percepção de como é importante ter conhecimento e domínio sobre os materiais de construção, no nosso caso as tintas, e hoje me sinto muito seguro para fazer boas escolhas visando, principalmente, produtos de qualidade que atendam o mercado, o cliente, tenham baixo custo e sejam sustentáveis”, destacou.

Integração interdisciplinar

Desde 2018 o Campus Estância tem discutido e estimulado práticas integrativas visando a implantação de um projeto integrado em que os estudantes atribuam sentido e compreendam o que estão aprendendo a partir das conexões e associações com os conteúdos das diversas disciplinas e com as suas realidades cotidianas. O reflexo direto desse processo foi a implantação do primeiro curso técnico em Sistemas de Energias Renováveis do IFS, que nasceu em Estância com uma proposta de currículo integrado.

Diversas experiências integradoras vêm sendo conduzidas no campus. Alguns exemplos são o da professora de Informática, Jamille Silva Madureira, que desenvolveu games para trabalhar de forma criativa e divertida os conteúdos da Física, da Matemática e da área de Segurança do Trabalho; e o de Jocelaine Oliveira, atualmente lotada em São Cristóvão, que usou a disciplina Metodologia Científica para introduzir a turma de Engenharia Civil ao universo da pesquisa acadêmica por meio de leituras, fichamentos, produção, apresentação e mostra de artigos científicos.