Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Comunidade inicia projeto de arborização do Campus Estância

Comunidade inicia projeto de arborização do Campus Estância

Criado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 11h05 | Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 11h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 10h05

Até o final da próxima semana, alunos e servidores vão plantar 150 mudas de espécies frutíferas e arbóreas

*Por Carole Ferreira da Cruz

PlantiodeMudas capaAlunos e servidores iniciaram o plantio de 150 mudas de espécies frutíferas e arbóreas no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância em comemoração ao encerramento do semestre letivo nesta terça-feira, dia 09. O mutirão de arborização tem o objetivo de melhorar o conforto térmico, reduzir a poluição, embelezar e tornar a escola um ambiente mais acolhedor.

PlantiodeMudas3O plantio vai se estender ao longo da próxima semana. Inicialmente, foi realizada a aração e a adubação do solo para criar condições favoráveis para o desenvolvimento das plantas com o assessoramento do técnico em Agropecuária, Carlos Blinofi, e o suporte do responsável pelo paisagismo do campus, Marcos Raimundo Menezes Santos.

PlantiodeMudas2As mudas, o trator, o abudo e o calcário utilizados no processo de manejo do solo foram doados pela Sulgipe, parceira do projeto IFS Florescer, que busca conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. O plantio foi concentrado na área lateral do terreno, próximo à vivência, que vai se transformar num pomar e, no futuro, abrigar uma praça.

“Com certeza o desenvolvimento desse pomar será satisfatório. O IFS vai ter sucesso na empreitada e fico feliz de participar de toda essa mobilização. A ideia é criar um espaço que reduza o calor, torne o ambiente mais agradável e sirva de didática para os alunos da Biologia e da Química, além de promover o lazer, a integração e o relaxamento dos alunos”, destacou Carlos Blinofi.

A arborização a partir de mudas frutíferas também busca contribuir com a alimentação de estudantes em situação de vulnerabilidade social, já que o campus recebe diariamente casos de insegurança alimentar, sobretudo após a crise sanitária ocasionada pela pandemia de Covid-19. Entre as variedades plantadas, estão caju, umbu, manga, jaca, cajá, amêndoa, genipapo, coco e abacate.

Momento especial

PlantiodeMudas LaisOs alunos que participaram da atividade adoraram a experiência. “Essa é uma ação muito importante já que vai equilibrar o clima e arborizar a instituição. É bom essa interação dos alunos com as plantas e serve até como terapia. Eu me senti muito bem quando estava plantando”, relatou Ruan Pereira dos Santos, 17 anos, do curso técnico de Edificações integrado ao ensino médio.

Integrante do projeto CompostIFS, que produz biofertilizantes a partir de resíduos orgânicos, Carlos Daniel Correa Santos, 18 anos, do curso Sistemas de Energias Renováveis, vivenciou um momento especial. “Foi uma experiência fenomenal saber que estou contribuindo de alguma forma para a ornamentação e a arborização do campus e saber que, anos depois, posso voltar aqui e ver essas árvores dando frutos”, ressaltou.

Foram incluídas no plantio duas mudas de abacateiro, que se desenvolveram a partir do uso do adubo produzido pelo projeto, coordenado pela professora Alinie Sá. O CompostIFS nasceu com a proposta de ressignificar o lixo para transformar a sociedade e formar multiplicadores por meio de oficinas, mini-cursos e da disseminação de práticas sustentáveis.

A coordenadora de Planejamento, Laís dos Santos, dedicou o plantio ao bebê que espera para dezembro. "Dizem que toda pessoa deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Estou vivenciando a fase da minha primeira gestação e a experiência proporcionada pelo projeto Florescer trouxe a oportunidade de plantar uma muda do Ipê amarelo, simbolizando esperança em dias melhores. Ensejo que futuramente possa trazer o meu filho ao campus e mostrar o Ipê já florido e colorindo os nossos dias".