Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos do CompostIFS promovem ação sustentável na Justiça Federal
Início do conteúdo da página
RECICLAR É PRECISO

Alunos do CompostIFS promovem ação sustentável na Justiça Federal

Criado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 10h36 | Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 10h36 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 10h34

Projeto do Campus Estância realiza minicursos e oficinas sobre biofertilizantes, composteiras domésticas e técnicas de ressignificação do lixo

*Por Carole Ferreira da Cruz

Oficina CompostIFS.Capajpg

Com a missão de ressignificar o lixo para transformar a sociedade, o projeto CompostIFS do Instituto Federal de Sergipe – Campus Estância está alçando voos cada vez mais altos. O mais novo feito foi o convite da Justiça Federal em Sergipe (JFSE) para participar da roda de conversa “A sustentabilidade no Serviço Público”, que contou com a presença de biólogos e especialistas da área ambiental.

A coordenadora do projeto, professora Aline Sá, falou das ações desenvolvidas com instituições parceiras e mostrou a importância da coleta seletiva e da reciclagem. Em seguida, os alunos do IFS demonstraram o processo de compostagem e presentearam os organizadores do evento com o abudo produzido a partir dos resíduos orgânicos coletados no campus.

OficinaComposTIFS2A roda de conversa buscou estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão documental por meio da divulgação de boas práticas de sustentabilidade. Na ocasião, ficou definida a ampliação da parceria do IFS com o judiciário, que incluirá ações comunitárias com oficinas de compostagem para os moradores do entorno do fórum da Justiça Federal.

Segundo Aline Sá, a inclusão do judiciário na rede de parceiros será fundamental para que o projeto cumpra seu papel de formar multiplicadores e transformar vidas. “Lixo é matéria-prima fora do lugar e a coleta seletiva é uma responsabilidade de todos nós. Temos que replicar práticas sustentáveis em casa, na escola, no trabalho, na vizinhança, em todos os lugares possíveis”, ensinou.

A demonstração realizada pelos estudantes contou com o reconhecimento do público. “É sempre um prazer ser convidado e poder representar o campus e o projeto em oficinas, sendo apresentado pela professora como peça chave para o desenvolvimento das mesmas. Sigo em atividade para manter esse trabalho bem executado”, comemorou Jorge Nicolas Silveira de Souza, 17 anos, do curso Sistemas de Energias Renováveis.

O CompostIFS promove ações sustentáveis, conscientizadoras e transformadoras por meio da produção de biofertilizantes e composteiras domésticas, da realização de minicursos, oficinas, capacitações e demais atividades de colaboração com ênfase no empreendedorismo sustentável. O projeto mantém parceria com a Prefeitura de Estância, agricultores familiares da região Sul e catadores da Cooperativa de Reciclagem de Estância (Coopere).

OficinaCompostIFS ForumOs parceiros aprendem com os alunos técnicas de ressignificação do lixo, que passa a ter um destino útil e, até mesmo, lucrativo. Materiais inorgânicos e orgânicos podem ser transformados numa infinidade de produtos que renovam o ciclo da vida: arte, sabão, móveis, decoração, utensílios domésticos, adubos, biofertilizantes etc.

Sobre o evento

A roda de conversa da Justiça Federal em Sergipe foi promovida pela Comissão Socioambiental e Gestora do Plano de Logística Sustentável (Cosambi) e pela Comissão do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (CPQVT) no dia 21 de agosto, no Espaço de Convivência do fórum. A intenção foi sensibilizar o público interno da instituição sobre a importância da sustentabilidade e cumprir as metas do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal da 5ª Região.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57