Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos do Campus Estância aprendem mais sobre o universo dos games
MERCADO EM ASCENSÃO

Alunos do Campus Estância aprendem mais sobre o universo dos games

Criado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 11h39 | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 11h39 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 11h46

Palestra “Teoria por trás dos jogos digitais” explorou aspectos como programação, design, ilustração e demais habilidades para futuros desenvolvedores

*Por Carole Ferreira da Cruz

Palestra JogosDigitais 1O universo dos games foi apresentado de forma criativa para os alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, que conta com o primeiro curso de Formação Inicial e Continuado (FIC) de Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos do estado. Quem assistiu a palestra “Teoria por trás dos jogos digitais” com Felipe Valadão Goulart, na última terça, dia 20, saiu inspirado a aprender mais sobre programação, design, ilustração e demais habilidades dessa profissão em ascensão.

Formado em Ciência da Computação pela UNIT, mestre em Inteligência Artificial pela UFS e com mais de 12 anos de experiência como desenvolvedor de jogos, tendo participado de projetos lançados em plataformas como Android, iOS, PC e Web, o palestrante falou sobre aspectos diversos da indústria de games e da formação profissional. “É necessário resgatar os conhecimentos da matemática e da física. Caso precise de algo que não deu atenção antes, é só estudar, aprender o máximo e seguir em frente”, aconselhou.

Palestra JogosDigitais 2A iniciativa de promover o evento foi da professora de Empreendedorismo em Tecnologia, Tatiane Bohmer, que ficou satisfeita como a receptividade dos estudantes. “A palestra foi esclarecedora, imersiva e conseguiu mostrar o que está por trás do mundo dos games, a mecânica dos jogos. Deu ainda mais empolgação para seguir no curso”, afirmou Joélison Possidônio, 22 anos, que integra a primeira turma de Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos do IFS.

Sobre o curso

O FIC é um curso de curta duração voltado para a rápida inserção no mercado de trabalho. Os interessados em se profissionalizar na área de jogos eletrônicos desenvolverão habilidades para dar suporte à criação de programas e ambientes de jogos e ter familiaridade com ferramentas de informática, plataformas diversas e com a criação de ambientes em 2D e 3D, além de aprender sobre lógica de programação, desenvolvimento de outros aplicativos e como empreender.

O profissional com essa formação poderá atuar em áreas como manutenção e desenvolvimento de sistemas; empresas de desenvolvimento de jogos; instituições de educação; agências de publicidade e propaganda; e estúdios de animação. “Temos a necessidade de formar jovens capazes de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, preparando-os para se situar no mundo contemporâneo e dele participar de forma proativa”, enfatizou o gerente de Ensino do Campus Estância e coordenador do curso, Leonardo Bonfim.