Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Conversa sobre as profissões encerra atividades do projeto Influir
RUMO À UNIVERSIDADE

Conversa sobre as profissões encerra atividades do projeto Influir

Criado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 13h45 | Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 13h45 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 13h53

Alunos do Campus Estância tiveram a oportunidade de saber mais sobre trajetórias profissionais bem-sucedidos no IFS

Por Carole Ferreira da Cruz

Projeto Influir 1Servidores de diversas áreas de atuação partilharam as experiências profissionais com os alunos dos terceiros anos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. A atividade marcou o encerramento do projeto Influir: Concluintes em Foco”, desenvolvido pela Assessoria Pedagógica e pela Equipe Multidisciplinar para aproximar as turmas do ensino médio do ambiente universitário e oferecer o suporte necessário para que os jovens alcancem o máximo do seu potencial.

Projeto Influir 3Os palestrantes falaram das trajetórias e motivações na carreira, das possibilidades de atuação no mundo do trabalho e dos desafios que encontraram pelo caminho. As profissões apresentadas foram escolhidas a partir do interesse majoritário dos estudantes, que tiveram um contato inicial com as áreas ligadas à saúde durante visitas aos campi da Universidade Federal de Sergipe nos municípios de Lagarto e São Cristóvão, em setembro deste ano.

Os servidores do IFS ressaltaram a importância da autoconfiança, da ousadia e da capacidade de realização dos jovens que apostam na educação como um vetor de ascensão pessoal e de transformação social. “É fundamental desafiar as estruturas e dogmas da sociedade que quer que estejamos sempre no mesmo lugar”, afirmou o diretor de Licitações e Contratos, Valdemar Alves da Costa Neto, que tem formação em Administração e Direito.

A fala de Valdemar Neto inspirou a estudante Juliene Kamile da Silva Cavalcante, 18 anos, concluinte do curso técnico integrado de Eletrotécnica. “A palestra me apresentou diversas possibilidades e ajudou a firmar minha decisão de escolher a área de Direito, que me permite contestar, ousar e questionar a sociedade em que vivemos para, assim, construir um mundo melhor, mais justo e igualitário”, relatou.

Momento proveitoso

A participação do Gerente de Ensino, Leonardo Bonfim, formado em Informática, também serviu para consolidar a escolha de Erivaldo dos Santos Júnior, do curso técnico integrado de Sistemas de Energias Renováveis. “Foi um momento proveitoso em que pude compreender melhor as diversas especialidades da Tecnologia da Informação. Me despertou o interesse especialmente as áreas de ciência da computação e programação”, contou.

No final da apresentação, Leonardo projetou no telão o depoimento do egresso Reidison Ruan Tononé Silva, graduado em Gestão de TI pelo IFS – Campus Propriá, que é indígena do território Cariri Xocó em Porto Real do Colégio, Alagoas, divisa com Sergipe. “Reidison decidiu estudar TI para dar visibilidade à causa indígena e hoje trabalha em home office como desenvolvedor de animações de filmes e jogos digitais”, destacou.

Projeto Influir 2Participaram das palestras a psicóloga Manuela Vilanova e os professores Aline de Jesus Sá, Wallace Goes e Maria Simone Soares, formados, respectivamente, em Biologia, Engenharia Elétrica e Arquitetura. Além das experiências e das perspectivas profissionais de cada um, os docentes destacaram a importância da educação na construção de um futuro melhor. “Sempre digo aos meus alunos, estejam onde estiverem, escolham o que o coração pedir”, lembrou Aline.

Sobre o projeto

O projeto Influir abrange quatro eixos: Emoções (manejo da ansiedade); Visitações guiadas; Conversação (ciclos de palestras com profissionais diversos); e Orientação profissional (grupos de discussão com psicólogo). “O projeto auxilia os estudantes no que se refere aos sentimentos gerados pelo momento de fechar um ciclo e, ao mesmo tempo, abre espaço para discussão sobre a elevação de sua escolaridade e a construção dos projetos profissionais”, explicou a pedagoga Shirleyde Dias do Nascimento.

A partir dessa experiência inicial, a perspectiva é reformular o projeto Influir de modo a incorporar a questão do “propósito de vida” e abranger aspectos que agreguem as turmas iniciantes e as que estão na metade do curso. Desse modo, o aluno contará com o acompanhamento do início ao fim do curso para ter as condições necessárias à tomada de decisões, estabelecer metas, realizar sonhos e estar mais preparado para os desafios da vida.