Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Semana de Engenharia do Campus Estância mobiliza comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Semana de Engenharia do Campus Estância mobiliza comunidade acadêmica

Criado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 09h02 | Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 09h02 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 11h41

Evento contou com palestras, oficina, mesa redonda,competições e maquete sobre o ciclo do saneamento

*Por Carole Ferreira da Cruz

Semana de Engenharia1Promover o aprimoramento profissional, a interlocução com o mercado e o engajamento estudantil foram os objetivos da VI Semana de Engenharia Civil, evento organizado pelos alunos do Centro Acadêmico (Caec) com o apoio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. A programação ocupou áreas comuns, como auditório, vivência, laboratórios, estacionamento, e incluiu palestras, oficina, mesa redonda, competições e maquete sobre o ciclo do saneamento, no período de 29 de novembro a 1° de dezembro.

Semana de Engenharia3Nem mesmo a forte chuva dos últimos dias afugentou os estudantes, que participaram com entusiasmo de todas as atividades. As palestras abordaram temas relevantes, atuais e emergentes ligados à formação profissional e aos novos desafios do engenheiro no contexto das tecnologias digitais, e foram tão persuasivas que conseguiram atrair o interesse das turmas dos cursos técnicos de Edificações nas modalidades subsequentes e integrada ao ensino médio.

Semana de Engenharia5

Um dos destaques foi a mesa redonda com o diretor de Planejamento de Obras e Projetos do IFS (Dipop), o engenheiro Marcus Alexandre Nunes Brito, que falou sobre as “Manifestações Patológicas em Obras de Arte”: construções destinadas a assegurar a circulação de pessoas, veículos ou produtos, como túneis, viadutos e pontes. Participou do debate como mediadora a engenheira formada pelo Campus Estância, Nora Nei Jesica Oliveira Santana, mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Diante de um curso que tem como marca o protagonismo feminino, a Semana de Engenharia incluiu na programação a palestrante Rafaela Viana, que abordou o “Empreendedorismo das Mulheres de Obras”. “Rafaela mostrou os desafios profissionais das engenharias numa sociedade machista e nos incentivou a quebrar alguns paradigmas da Engenharia Civil. O evento superou as expectativas e cumpriu o papel de possibilitar que alunos e professores aproveitassem ao máximo os conhecimentos adquiridos”, avaliou a presidente do Centro Acadêmico, Daiane de Jesus Neves.

Semana de Engenharia4As competições “Desafio de molas reticuladas”, “Treliça de espaguete” e “Pórtico do aparato de proteção ao ovo” foram o ponto alto da Semana de Engenharia e levaram os participantes a resolver problemas e identificar na prática conceitos estudados no curso, além de incentivar o trabalho em equipe, promover a integração e estimular a criatividade. Os desafios abrangeram dos alunos iniciantes às turmas concluintes, foram coordenados por professores e concebidos para promover um maior engajamento de toda a comunidade acadêmica.

A aluna Ionária de Jesus Julião, 23 anos, adorou a experiência de competir e aprender se divertindo. “Foi bastante proveitoso e enriquecedor! A atividade que eu mais gostei e participei foi a de molas reticuladas, por que na competição saímos da teoria e podemos colocar em prática um pouco dos conhecimentos que são aplicados no curso de Engenharia Civil na parte estrutural de um projeto e isso me estimula a querer estudar mais sobre esse universo e suas áreas. Eu só tenho agradecer à organização do evento e ao professor Remacre que nos desafiou a fazer a isso”, comemorou.

Outro destaque do evento foi a oficina ConectaIFS, realizada pela professora Tatiane Heinemann Böhmer para ensinar como cadastrar estrategicamente o currículo profissional na plataforma LinkedIn. A perspectiva é que os estudantes associem seus perfis ao LinkedIn do IFS – Campus Estância para facilitar e otimizar a formalização de estágios e contratações. Também despertou interesse o Ônibus-maquete da Deso que retrata de maneira didática e funcional todo o ciclo do saneamento e repassa informações úteis sobre meio ambiente.

Semana de Engenharia OnibusMaqueteA programação contou ainda com as palestras “Geoprocessamento aplicado aos fenômenos geoespaciais” e “Vendas de produtos digitais para alavancar a carreira de engenheiro (a)” ministradas, respectivamente, pelo pesquisador Douglas Vieira Gois e pelo engenheiro Fabrício Kenyti (Engenharia Moderna). Participaram da mesa de abertura a reitora do IFS, Ruth Gama Sales, a vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SE), Helenice Garcia, e o presidente da Sulgipe, o empresário Ivan Leite.

O coordenador do curso, Thiago Remacre, fez um balanço favorável do evento. “A programação cumpriu a missão de promover o engajamento entre a comunidade docente e discente, a atualização profissional e uma maior aproximação com a parte mais técnica e moderna da Engenharia Civil. Trouxemos para o campus temas de fundamental importância que abrangem todos os níveis de formação do engenheiro e promovemos competições que simularam situações práticas e desafiadoras para o exercício da profissão. Os alunos de fato compraram a ideia, se engajaram e aproveitaram ao máximo a experiência”, ressaltou.

Sobre a Semana de Engenharia

A Semana de Engenharia Civil nasceu em 2017 com a missão de promover o aprimoramento profissional, a troca de experiências e oferecer subsídio para que os estudantes encontrem seu lugar na profissão. O evento foi idealizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil do Campus Estância (Caec), envolvido em atividades de capacitação, integração, voluntariado e engajamento político, vinculados ao compromisso com as questões sociais. O Caec já foi presidido por quatro mulheres, as estudantes Sarah Raquel Araujo, Monique Costa, Bianca Macedo e Daiane de Jesus Neves, atual presidente.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57