Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância encerra 2ª edição do projeto Integra IFS
VIAGEM INTERDISCIPLINAR

Campus Estância encerra 2ª edição do projeto Integra IFS

Criado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 12h39 | Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 12h39 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 13h00

Alunos apresentaram trabalhos em forma de jogos e histórias em quadrinhos para mostrar o que aprenderam ao longo do ano

*Por Carole Ferreira da Cruz

ProjetoIntegraIFS faladealunas3

A culminância da segunda edição do projeto Integra IFS 2022 mobilizou a comunidade estudantil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio passaram os últimos dois dias envolvidos na apresentação de histórias em quadrinhos e jogos desenvolvidos ao longo do ano com base nos conteúdos abordados nas diversas disciplinas do núcleo básico a partir do tema "Pensar Estância: o seu lugar ontem, hoje e amanhã!".

ProjetoIntegraIFS professoraElaineA proposta desta edição foi promover uma viagem histórica nas mais diversas áreas do conhecimento, passando pela cultura, economia e sociedade, para mostrar de forma lúdica e criativa lugar que Estância ocupa na história do Brasil. O conteúdo sobre o município foi trabalhado no decorrer das disciplinas numa perspectiva interdisciplinar e contou com o suporte dos professores do curso técnico de Edificações, que discutiram aspectos relativos à arquitetura, patrimônio material e imaterial.

A possibilidade de aprender com diversão foi o que mais motivou o estudante João Henrique da Silva, 15 anos, do curso integrado de Edificações. “Sou natural de Rio Real, na Bahia, e foi interessante conhecer mais sobre a história e a cultura de Estância de uma forma descontraída. Fizemos um jogo com perguntas e respostas que fala da passagem do escritor Jorge Amado pela cidade na época da ditadura e do seu fundador, o mexicano Pedro Homem da Costa”, relatou.

ProjetoIntegraIFS alunonocomputadorO grupo da aluna Graziella Vitória de Jesus Silva, 17 anos, apostou na inovação para produzir uma história em quadrinhos original. “Percebemos que todo mundo estava usando o aplicativo pixton, então pensamos em algo diferente. Produzimos imagens das igrejas, casarios e praças e, com a ajuda do photoshop, demos um efeito de fotos antigas e montamos de modo que ficou parecida com um cineminha. Foi gratificante perceber a receptividade do público”, comemorou.

A expectativa agora é para o anúncio dos "trabalhos destaque", previsto para acontecer em janeiro de 2023 após a conclusão da avaliação docente. Os grupos que se destacaram vão ganhar a coleção da história em quadrinhos Província Negra volume 1, dos autores Kaled Kanbour (roteiro) e Kris Zullo (arte). A premiação é uma forma de incentivar a participação e reconhecer o protagonismo estudantil.

A professora Lidiane Brito Freitas destacou a importância de promover a integração e o compartilhamento de experiências das diversas turmas. “O projeto começou ano passado e, por conta da pandemia, tivemos que realizar parte das atividades online. Essa é a primeira vez que podemos realizar o evento de forma presencial e sentir a interação dos alunos, que foram muito participativos e interessados. O tema desta edição cativou a todos, que puderam conhecer mais sobre a cidade que nasceram ou foram acolhidos por estudar no IFS”, analisou.

Como tudo começou

O projeto nasceu no início de 2021 com o objetivo de realizar aulas conjuntas, com um enfoque multidisciplinar e lúdico, para abordar conteúdos que pudessem contribuir para a formação intelectual e humana dos estudantes no contexto adverso da pandemia de Covid-19. No início, em função das medidas de distanciamento social, as atividades conjuntas eram transmitidas online via canal do IFS – Campus Estância no YouTube.

O tema da primeira edição foi “Passeio histórico-científico pelas epidemias e pandemias mundiais” e as atividades incluíram rodas de conversa, workshops e mesas redondas com a participação de professores e convidados, de forma síncrona e assíncrona. O resultado superou as expectativas: foram revelados talentos, oportunizadas ricas trocas de experiências e potencializada a capacidade aprendizado e autodesenvolvimento dos envolvidos.