Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância ganhará quadra poliesportiva em junho
REALIZAÇÃO DE UM SONHO

Campus Estância ganhará quadra poliesportiva em junho

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 11h29 | Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 11h29 | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 09h48

Investimento de RS 814.950,23 foi resultado de emenda parlamentar liberada após apresentação de projeto e mobilização da Direção Geral

*Por Carole Ferreira da Cruz

Obra quadra CapaAcabam de ser assinados o contrato e a ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, um sonho acalentado pela comunidade estudantil desde a oferta do ensino integrado, em 2016. O investimento é de RS 814.950,23 e foi resultado de emenda parlamentar liberada após apresentação de projeto e diuturna mobilização política da Direção Geral do campus, iniciada ainda em 2018 e incluída no plano de gestão daquele ano. A obra começa dia 24 de janeiro e deve ficar pronta em junho de 2023.

Obra quadra 2A quadra contará com piso interno em alta resistência polido e encerado, arquibancadas com dois patamares em estrutura concreto e alvenaria, cobertura em arco metálico treliçado e telha metálica curvada, instalação elétrica, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) - um conjunto de equipamentos de proteção contra raios -, entre outros serviços auxiliares. A obra será realizada pela Construtora FCK LTDA e supervisionada pelos estudantes de Engenharia Civil do Campus Estância durante estágio obrigatório.

Obra quadra3Essa pauta esteve entre as prioridades da gestão desde que Sônia Pinto de Albuquerque Melo assumiu a direção. “Foi uma mobilização conjunta do campus, das diretorias de Planejamento, Obras e Projetos e de Litações e Contratos, da Reitoria e da assessoria parlamentar para que o primeiro grande passo fosse dado com a liberação dos recursos. A quadra irá fomentar ações de desenvolvimento para todo o município de Estância e região Sul com o fomento de práticas esportivas e da culminância de ações de integração, pesquisa, extensão e inovação”, destacou.

Obra quadra4A notícia repercutiu entre os estudantes, que não vêm a hora de usufruir de um espaço adequado para as atividades de esporte, lazer e cultura, antes realizadas na vivência. “A importância dessa quadra é gigantesca para cada aluno da nossa escola. A gente vai poder jogar e se divertir com tranquilidade e ter um lugar legal para se expressar, aliviar a tensão, viver de forma mais leve”, comemorou Marcos Gabriel do Nascimento Silva, 16 anos, do curso técnico de Eletrotécnica integrado ao ensino médio, que sonha em ser atleta de vôlei.

Estágio comemorado

A possibilidade de estagiar no canteiro de obras é um dos aspectos que mais tem motivado os alunos de Engenharia Civil. “Essa é uma estratégia excelente, até por que fará com que a gente tenha uma aproximação com a execução das obras no próprio campus. Como sou uma estudante que reside em outro município, sei o quanto é difícil conseguir estágio que bata com nossa realidade, com relação a transporte principalmente. Então ter uma obra no IFS, local onde já estudamos, com possibilidade de ter uma vivência em obras real, se torna uma oportunidade imperdível e muito esperada”, ressaltou Mayra Alves, 25 anos.

Apesar das dificuldades orçamentárias e dos longos trâmites para a liberação dos recursos, o diretor de Planejamento, Obras e Projetos (Dipop), Marcus Alexandre Noronha de Brito, nunca desacreditou da obra. “A quadra foi a última licitação executada no exercício de 2022 e assim fechamos um ciclo de muito trabalho envolvendo inúmeros servidores que estiveram debruçados sobre todas as fases desse processo. Isso, sem dúvida, demostra o quanto conseguimos desenvolver nossa infraestrutura mesmo em tempos de tamanha limitação orçamentária. Parabéns ao Campus Estância que em breve terá ao dispor um equipamento fundamental para a qualidade do ensino”.

A concretização desse sonho ansiado há mais de seis anos foi comemorada especialmente pelo professor de Educação Física Michel Habbib, que finalmente terá um local apropriado para a prática de atividades esportivas. “O campus ganhará mais um espaço para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade de vida, não só física como mental, tanto para os alunos como servidores e comunidade do entorno, já que nenhuma escola do bairro da Cidade Nova possui uma quadra coberta”, afirmou.