Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância recebe  2º Encontro Jovem Aprendiz da Propex 
Início do conteúdo da página
MUNDO DO TRABALHO 

Campus Estância recebe  2º Encontro Jovem Aprendiz da Propex 

Criado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 15h55 | Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 15h55 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 13h16

Alunos conheceram histórias de sucesso de egressos do programa, tiraram dúvidas e se informaram sobre Lei da Aprendizagem

*Por Carole Ferreira da Cruz 

Foto Jovem 3O Campus Estância foi o primeiro a receber o 2º Encontro Jovem Aprendiz promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) nesta quarta, dia 12. O objetivo foi apresentar o programa aos alunos e às empresas da região Sul para possibilitar a ampliação dos convênios e da inserção da comunidade estudantil no mundo do trabalho. O evento vai ocorrer nos demais campi ao longo dos próximos meses.  


Foto Jovem 4Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer histórias de sucesso de ex-Jovens Aprendizes egressos do IFS, tiraram dúvidas e se informaram sobre Lei da Aprendizagem durante a palestra do auditor fiscal do trabalho, Thiago Laporte. O ponto alto do evento foi o depoimento de Matheus Martins Bitencourt, que particiou do programa enquanto cursava Eletrotécnica no Campus Estância e construiu uma bem-sucecida carreira na sua área de formação.  


A fala de Matheus encorajou os alunos a nunca desistir dos seus sonhos e a aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas durante a trajetória acadêmica na instituição. “Quando tiver uma oportunidade, abrace como se fosse a maior e mais importante da sua vida. O IFS oferece não só conhecimentos, mas ótimas redes de relações com os professores e é uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, ressaltou.   

Foto Jovem 5O auditor da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRT/SE), Thiago Laporte, explicou o funcionamento do programa e apresentou números sobre as ações de fiscalização para garantir o cumprimento da lei de aprendizagem, que determina que as empresas de médio e grande porte devem assegurar de 5% a 15% de suas vagas para jovens aprendizes. “A política de aprendizagem permite que o jovem entre no mundo do trabalho pela porta da frente, com a garantia de direitos como carteira assinada, férias, décimo teceiro e conrtribuição previdenciária”, destacou. 

Foto Jovem 2A diretora Sônia Melo enfatizou a necessidade de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) para que os alunos com uma carga horária elevada, como os do ensino técnico integrado ao ensino médio, possam ter a chance de participar do Jovem Aprendiz. “Reformular os PPCs vai possibilitar uma maior adequação do isntituto às demandas sociais e políticas institucionais, de modo a oportunizar que uma gama maior de jovens seja beneficiada pelo programa”, argumentou.  

Responsável pela implantação do programa no IFS em 2011 quando pró-reitora de Pesquisa e Extensão, a reitora Ruth Sales salientou a importância do Jovem Aprendiz para que o IFS compra sua missão institucional de promover a formação técnica e humana. “Ao ingressar no mundo do trabalho, nossos estudantes podem aplicar na prática o que aprenderam, atuar na sua área de formação e ter as condições para permanecer no curso. É uma forma de reduzir a evasão e garantir a permanência e o êxito”, salientou.  

Foto Jovem 1Na ocasião, Ruth Sales reconheceu o protaganismo do Campus Estância diante do alto percentual de alunos que têm aderido todos os anos ao programa, um dos maiores do IFS. Segundo dados do coordenador do Núcleo de Apoio ao Estagiário (NAE), Lucas Costa, atualmente o campus tem 30 jovens com contratação ativa e mais nove em processo de contratação, fora os que acabaram de ingresssar e ainda serão aproveitados.  

No final do encontro, outros alunos e egressos deram seus depoimentos, a comunidade estudantil pode fazer perguntas e os representantes das empresas se colocaram abertos a novas contratações. Também prestigiaram o evento o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, José Osman dos Santos, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Chirlaine Gonçalves, o pró-reitor de Gestão de Pessoas,  Carlos Menezes de Souza Júnior, o gerente de Ensino, Leonardo Bonfim, e o coordenador do Bolsa Formação, Roberto Macena.  

Sobre o programa 

O Programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal para permitir que milhares de jovens que nunca trabalharam pudessem ingressar no mundo do trabalho. As empresas são incentivadas a contratar estudantes sem experiências profissionais anteriores, desde que estejam estudando e tenham idade mínima de 14 anos. Para tato, foi criada a Lei da Aprendizagem 10.097/2000 e o decreto Federal nº 5.598/2005, o qual corrige e acrescenta algumas diretrizes à legislação.  

De acordo com a lei do Programa de Trabalho Jovem Aprendiz, empresas de pequeno e grande porte devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade de contratação. É a oportunidade do jovem entre 14 e 24 anos, matriculado e frequentando a escola, de ter o primeiro contato com o mundo do trabalho e ainda contar com uma qualificação técnica, já que a empresa ou instituição parceira oferta essa qualificação técnico-profissional. 

O Programa Jovem Aprendiz do IFS foi implantado em 2011 pela Propex por meio da Diretoria de Extensão (Direx) e beneficia alunos da instituição através da aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57