Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância forma novas engenheiras civis
MULHERES NA ENGENHARIA

Campus Estância forma novas engenheiras civis

Criado: Terça, 02 de Mai de 2023, 12h48 | Publicado: Terça, 02 de Mai de 2023, 12h48 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 13h47

IMG 1515Protagonismo feminino tem sido uma das marcas do curso, que tem formado profissionais qualificados na Região Suldo estado

*Por Carole Ferreira da Cruz

O protagonismo feminino marcou a cerimônia de formatura do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância, realizada na sexta, dia 28 de abril, no auditório da instituição. As formandas Antônia Karla da Silva Cruz e Milena da Cruz Mota foram as únicas a colar grau em prestigiada solenidade, que contou com a presença de colegas de outras turmas, professores, autoridades, familiares e amigos.

DSC 4090A participação destacada das mulheres num curso historicamente dominado por homens foi enfatizada pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFS,  Carlos Menezes de Souza Júnior, que representou a reitora do IFS, Ruth Sales. Também fizeram parte da mesa o gerente de Ensino, Leonardo Henrique da Silva Bomfim, o patrono da turma, Paulo Ricardo dos Santos, o professor homenageado, Herbert Melo Cruz, e o paraninfo, Adysson André Fortuna de Souza.

FORMATURA 01O ponto alto da solenidade foi o discurso da oradora, Antônia Karla, que relembrou a trajetória de superação em meio às disciplinas mais desafiadoras, como cálculo 3, isostática e resistência dos materiais, o acumulo de trabalhos e atividades, as noites insones pré-prova e o TCC. “‘Como diz Rubem Alves: há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas’. Com  certeza o IFS nos deu asas. Chegou o momento de voar, nós temos um leque de oportunidades pela frente e estamos prontas para agarrá-las”, enfatizou.

Fazer o que nunca foi feito

A oradora falou ainda dos fatores que levaram ela e sua colega de turma a escolher o caminho da Engenharia Civil. “O que nos fascina na engenharia é exatamente isso: perguntar os ‘porquês’, ir além do senso comum, fazer o que nunca foi feito, adquirir as ferramentas para construir e reinventar o mundo.  IMG 5373Essa é a nossa missão, mas não é fácil se tornar um engenheiro civil. Nenhum caminho capaz de levar aos nossos sonhos é confortável”, ressaltou.

O paraninfo, Adysson Fortuna, lembrou que essa é a segunda turma do campus formada só por mulheres e do quanto é gratificante fazer parte de uma instituição inclusiva e transformadora. “Conhecendo a determinação dessas alunas, é muita responsabilidade eu ter sido considerado um professor que conseguiu inspirar de alguma forma. Fico muito feliz em vê-las aqui terminando este ciclo. A jornada até aqui não foi fácil nem rápida, mas o sucesso chegou”, reconheceu.

Colação de grau

Ao todo, 14 formandos que concluíram o curso em 2022.2 colaram grau este ano no IFS - Campus Estância, sendo 12 em gabinete e dois na cerimônia solene do dia 28 de abril. O número está muito acima da média anual de formaturas por semestre e foi considerado récorde pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, Thiago Augustus Remacre Munareto Lima.