Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância forma técnicos em Edificações
ENSINO INTEGRADO

Campus Estância forma técnicos em Edificações

Criado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 15h04 | Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 15h04 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 09h39

Formandos concluíram ensino médio junto com formação profissional para atuar em segmentos da construção civil

*Por Carole Ferreira da Cruz

Formandos Edificações Capa2O Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância formou 12 concluintes do Curso Técnico em Edificações na modalidade integrada, em solenidade realizada na última sexta-feira, dia 26, no auditório da instituição. Participaram da cerimônia professores, técnico-administrativos, amigos e familiares dos formandos, que conluíram o ensino médio e, em paralelo, se profissionalizaram para atuar em canteiros de obras e demais segmentos da construção civil.

Formandos Edificações 3Assim que ingressou no IFS, em fevereiro de 2020, a turma viveu os desafios do ensino remoto nos dois primeiros anos da pandemia e só voltou à modalidade presencial no último ano do curso. As dificuldades enfrentadas no contexto da crise sanitária internacional foram abordados no discurso do orador, Ruan Pereira dos Santos, que ressaltou a perseverança de cada um, o apoio dos colegas, professores e familiares e o desejo de estudar como fatores decisivos para seguir em frente.

Formandos Edificações 0Apesar do percurso “tão exaustivo, difícil e cheio de aprendizado”, prevaleceu a união e a determinação para que os formandos concluíssem essa importante etapa das suas vidas. “A escola estava presa em telas, nós estávamos presos em uma tela. Os professores já não viam mais os nossos rostos. Acredito que se sentiam solitários ao ministrarem as aulas. Já não havia mais o calor humano dos nossos colegas. As nossas conversas se transformaram num telefone sem fio que não sabíamos quando essa ‘brincadeirinha’ não muito divertida iria acabar”, lembrou Ruan. Mas tudo acabou bem.

Mesa solene

Integraram a mesa solene o gerente de Ensino do campus, professor Leonardo Bonfim, que representou a diretora geral Sônia Pinto de Albuquerque Melo; a coordenadora do curso, professora Angelina Maria de Almeida; e a paraninfa, a professora Fernanda Martins Cavalcante de Melo. Também compareceram à solenidade a professora homenageada, Maria Simone Morais Soares, e o patrono, professor Dennis Viana Santana.

A professora Fernanda Martins encorajou os formandos a perseverar nos seus sonhos e seguir nos estudos para que alcem voos cada vez mais altos. “Sonhem e não desistam de lutar por seus sonhos, sejam corajosos, levantem-se, ousem, corram atrás daquilo que vocês almejam. Diga todos os dias: minhas fraquezas, limitações não me paralisam, não me definem e se, em algum momento, vocês se sentirem ameaçados por qualquer circunstância, usem-na, não para serem paralisados, mas como uma oportunidade de superação”, ressaltou.

O gerente Leonardo Bonfim lembrou os desafios enfrentados ao longo da trajetória do curso, como a adaptação às exigências do ensino técnico, as aulas remotas na pandemia e a extensiva carga horária. “Entregamos ao mercado de trabalho profissionais capazes, responsáveis, que buscam sempre a excelência no que fazem e, acima de tudo, com ética profissional e pessoal. O sucesso hoje foi possível graças ao empenho e à dedicação que vocês tiveram no caminho, além do suporte da escola e da família, que permitiram a formação integral tornando-os cidadãos”, enfatizou.