Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Semana de Engenharia do Campus Estância bate recorde de público
ADESÃO EM MASSA

Semana de Engenharia do Campus Estância bate recorde de público

Criado: Quinta, 08 de Junho de 2023, 14h11 | Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2023, 14h11 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2023, 14h38

Evento apostou nos desafios para atrair interesse dos alunos, envolveu comunidade externa e inovou com dinâmica teatral

*Por Carole Ferreira da Cruz

SemanadeEng Torcida DesafioA VII Semana de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância mobilizou alunos de diversos cursos, professores, servidores do quadro técnico-administrativo e comunidade externa. O evento apostou nos desafios, que cresceram em adesão, competitividade e diversidade, e trouxe como diferenciais a oficina de teatro para a construção de cenários na carreira de engenheiro e a interlocução com escolas do município.

SemanadeEng PalestraEmpreendedorAs palestras abordaram temáticas atrativas tanto para estudantes no início do curso quanto para os veteranos. O público teve a oportunidade de aprender como lançar no mercado negócios inovadores na área de engenharia, com o empreendedor Márcio Melo da Silva Muhlstedt, e se debruçou sobre temas mais técnicos - os elementos de proteção de pilares em curso de rio - com o professor Marcus Alexandre, da Diretoria Sistêmica de Planejamento de Obras e Projetos do IFS (Dipop). Outro destaque foi o minicurso “Utilização da ferramenta Ftool”, ministrado pelo professor Gilberto Messias.

SemanadeEng Equipe Desafio2Os momentos mais integrativos e empolgantes ficaram a cargo das competições, que nesta edição contaram com troféus e medalhas. O desafio “Estruturas de molas reticuladas” teve a participação de duas equipes da Escola Estadual Gilson Amado, que se destacaram e revelaram talentos. Outros desafios que oportunizaram aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos no curso foram “Bomba d’água ecológica baseada em aríete hidráulico”,“Treliça de espaguete” e “Aparato de proteção ao ovo”.

A dinâmica teatral com ator e professor de teatro Paulo Ricardo dos Santos foi uma proposta inovadora da organização do evento, realizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (Caec) em parceria com a coordenação do curso. A oficina “Construção de cenários de carreiras para o futuro engenheiro em cena” usou técnicos de improvisação e raciocínio lógico para criar situações-problema a partir dos desafios cotidianos vivenciados no exercício profissional para que os estudantes pudessem resolver.

SemanadeEng RemacreO evento contou com a adesão recorde dos alunos, que aproveitaram ao máximo cada oportunidade. “Foi muito gratificante e satisfatório participar. A programação foi atrativa, excelente, e contribuiu com a nossa formação ao abordar vários temas fundamentais da Engenharia, sobretudo a pauta do empreendedorismo. Estou ainda mais fascinado e empolgado pelo curso, mesmo ainda estando no primeiro período”, elogiou Thiago dos Santos, 23 anos, que integrou a equipe vencedora do desafio “Estruturas de molas reticuladas.

Quem também fez parte da equipe campeão foi Monique Costa Moreira, 28 anos, que está mais adiantada no curso. “Eu amei participar da competição. Achei muito divertido e também, como a minha equipe foi formada por alunos de diferentes períodos do curso de engenharia e alunas do curso de edificações, foi interessante e acolhedor poder compartilhar conhecimento com eles. Acredito que esse tipo de atividade possibilita ao aluno desenvolver o trabalho em equipe, lidar com a pressão e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, reconheceu.

Para a presidente do centro acadêmico, Vitória Barros, a participação recorde dos estudantes é fruto do envolvimento da comunidade, que teve seus anseios e necessidades contemplados na programação. “Nesta edição focamos principalmente na questão das competições, onde os alunos puderam conversar, montar estratégias e colocar em prática seus conhecimentos adquiridos durante o curso. Os calouros foram incluídos e puderam experimentar um pouco das aplicações práticas logo cedo, quando ainda estão vendo as matérias mais gerais”, destacou.

SemanadeEng ReitoraNa avaliação do coordenador do curso, Thiago Augustus Remacre Munareto Lima, a Semana de Engenharia foi altamente produtiva. “A coordenação está muito satisfeita com o que foi alcançado. Agradeço a dedicação irrestrita de Direção Geral, da Gerência de Ensino e do Caec, que contribuíram para o êxito alcançado. Nós conseguimos engajar todos os alunos do curso, que perceberam a importância de serem desafiados, assim como os professores, que tornaram as competições cada vez mais atrativas, desafiadoras e, consequentemente, tornaram o curso mais próximo da realidade dos nossos alunos”, ressaltou.

Como resultados diretos do evento, Thiago Remacre destaca o fortalecimento do projeto HubLab, o laboratório de inovação tecnológica que está em fase de desenvolvimento e vai atender todos os estudantes e pesquisadores do campus que tenham paixão por inovar; a ampliação da interlocução do IFS com a sociedade, por meio das visitações e participações de escolas municipais nas competições; e as parcerias com a inciativa privada, que possibilitam oportunidades de estágios, pesquisa e apoio institucional.

Sobre a Semana de Engenharia

A Semana de Engenharia Civil do Campus Estância nasceu em 2017 com a missão de promover o aprimoramento profissional, a troca de experiências e oferecer subsídio para que os estudantes encontrem seu lugar na profissão. O evento foi idealizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (Caec), envolvido em atividades de capacitação, integração, voluntariado e engajamento político, vinculados ao compromisso com as questões sociais, e cresceu nos últimos dois anos com a participação efetiva da coordenação do curso.