Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância fortalece ações do Núcleo de Captação de Recursos
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Campus Estância fortalece ações do Núcleo de Captação de Recursos

Criado: Quarta, 02 de Agosto de 2023, 12h45 | Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2023, 12h45 | Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2023, 12h54

Objetivo é buscar alternativas na tentativa de resolver problemas estruturais e atender demandas da comunidade

*Por Carole Ferreira da Cruz

Reuniao NUCAR2O Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância está fortalecendo as ações do Núcleo de Captação de Recursos (NUCAR), criado em 2022 com o objetivo de buscar alternativas financeiras na tentativa de resolver problemas estruturais e atender demandas da comunidade acadêmica. No momento atual, os esforços têm sido para capacitar a equipe sobre como e onde buscar os recursos necessários para investir em infraestrutura, tecnologia e demais áreas estratégicas para que o campus fortaleça seu papel sócio-educativo na região Sul.

Reuniao NUCAR1Nesse sentido, estão sendo feitas parcerias com instituições que têm expertise na área. Nesta quarta, dia 2, ocorreu uma reunião com Tarciano Melo da Silva, gestor de convênios da Prefeitura Municipal de Estância, que destacou a plataforma TransfereGov como uma ferramenta essencial nesse processo. Em junho, a reunião foi com Karla Regina Morais, da Divisão de Captação de Recursos e Acompanhamento de Projetos na Universidade Federal de Sergipe (UFS), que tem a missão de apoiar o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico por meio de auxílio aos docentes na prospecção de editais de fomento e no gerenciamento de projetos.

Para Tarciano Melo, a plataforma permite ao IFS acessar e monitorar os repasses federais, bem como gerenciar convênios, projetos e programas que envolvam parcerias com entidades governamentais, de modo a facilitar a transparência, a prestação de contas e a gestão eficiente dos recursos. “A reunião foi de extrema importância, pois se trata de uma oportunidade para a instituição obter recursos financeiros que podem ser direcionados para uma série de projetos e iniciativas em benefício de alunos e da população. A captação de recursos por meio de convênios é fundamental para fortalecer a infraestrutura, a qualidade do ensino e a oferta de serviços à comunidade” ressaltou.

Benefícios da TransfereGov

Entre os benefícios possibilitados pela prospecção de recursos federais através de convênios, estão: construção, reforma ou modernização de laboratórios, salas de aula, bibliotecas e outros equipamentos que favoreçam o aprendizado; ampliação da oferta de cursos e programas; desenvolvimento de pesquisas e extensão; apoio a programas de inclusão e acessibilidade;  geração de empregos e estímulo à economia local; capacitação de professores, aquisição de materiais didáticos e tecnológicos.

Reuniao NUCAR3Ao final da reunião, os representantes dos IFS saíram com uma compreensão mais sólida sobre a captação de recursos federais através de convênios, a importância da plataforma TransfereGov como ferramenta de apoio e as estratégias necessárias para maximizar as chances de sucesso nesse processo. Ficou claro que a captação de recursos não apenas beneficia os alunos e a comunidade local, mas também fortalece o papel dos IFS como agente de transformação social e desenvolvimento regional.

Como resultado direto do trabalho do NUCAR, a diretora do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, destaca a liberação da emenda parlamentar no valor de R$ 814.950,23 para a construção da quadra poliesportiva, após apresentação de projeto e diuturna mobilização política. “Diante do cenário de escassez e crise financeira, não podemos apenas esperar os limitados recursos do Governo Federal. Precisamos ser proativos e somar esforços para encontrar alternativas viáveis à promoção de uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade”, destacou a diretora.

O Núcleo de Captação de Recursos do IFS - Campus Estância é fruto da mobilização de servidores comprometidos com o papel social e transformador da educação, que somaram competências e esforços para ampliar a oferta de serviços, assim como realizar os sonhos e atender as demandas da comunidade. O NUCAR é formado por profissionais de diversas áreas de formação e múltiplas atribuições, que atuam em conjunto com a Direção Geral.