Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Feira de Ciências do Campus Estância bate recorde de público
INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE

Feira de Ciências do Campus Estância bate recorde de público

Criado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h41 | Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h41 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h55

Estudantes apresentaram 64 experimentos, pesquisas e inovações nas mais diversas áreas

*Por Carole Ferreira da Cruz

FEICE CapaQuem passou pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância durante a III Feira de Ciências (FEICE) ficou encantado com o que viu e saiu repleto de novos conhecimentos. Os corredores, salas de aula, vivência e auditório foram tomados por milhares de visitantes, que aprenderam num ambiente de muita integração, aprendizado e diversão.

FEICE crimeA comissão organizadora estima que mais de mil pessoas visitaram as instalações do campus em dois dias de atividades. Os estudantes usaram todo seu talento e criatividade para apresentar à sociedade 64 experimentos, soluções, pesquisas e inovações nas mais diversas áreas, desde a robótica, inteligência artificial e automação, passando pelo meio ambiente, história e arte.

FEICE compostIFSA qualidade dos trabalhos expostos foi tão expressiva que a comissão organizadora resolveu criar novas categorias durante a premiação para contemplar ao máximo o esforço e a dedicação dos participantes. Foram premiadas as exposições em salas temáticas ligadas aos grupos de pesquisa e as exposições de projetos desenvolvidos por grupos de alunos, além das já previstas competições de foguete e de robótica.

Reconhecimento

Na modalidade grupos de pesquisa, os ganhadores foram: ‘Venha trilhar com o Ecotech e conheça Estância além de suas sete maravilhas’; ‘Cianotipia: estudo teórico e prático de processos fotográficos do século XIX na perspectiva da química (Quimart)’; e ‘Desenhando Estância: antes que acabe (IFSKETCHERS)’.

FEICE campeõesJá na modalidade grupos de alunos, venceram: ‘Desvendando um crime’; ‘Desenvolvimento de energias renováveis; ‘O uso do instagram para a disseminação de experiências e conteúdos educacionais’; ‘Imersão na internet das coisas com base na integração de microcontroladores e inteligência artificial para automação residencial’; ‘Eletrodegradação de corantes’; ‘Imersão no movimento maker com base na construção de um time de futebol de robôs’.

Para a aluna Mirely Oliveira, 17 anos, do projeto IFSKETCHERS, usar a arte como instrumento para valorizar o patrimônio histórico de Estância mudou sua percepção sobre a cidade onde nasceu. “Eu comecei a observar a riqueza de detalhes das fachadas, janelas, torres e azulejos do casario e das igrejas do centro e da vila operária. É fundamental conhecer para preservar”, relatou.

Jackson Barbosa Conceição Filho uniu o seu fascínio pela investigação policial para simular a cena de um crime desvendado com a ajuda da química forense, que possibilita análise de DNA, das digitais e dos vestígios de sangue deixado pelos criminosos. “Produzimos experimentos para mostrar como a política usa a ciência para desvendar assassinatos e foi um sucesso. Tinha até fila para entrar na nossa sala”, comemorou.

FEICE SemanadosTecnAlém da concorrida exposição dos trabalhos científicos, que serão publicados em anais com resumo expandido, a programação contou ainda com as competições de foguete e de robótica, desafios da engenharia e da eletrotécnica, palestras, apresentação cultural e premiação final. Em paralelo ao evento, também ocorreu I Semana dos Técnicos e a I Feira do Laboratório de História (FeiLabHist).

FEICE SemanadosTecn2Os depoimentos do público foram de reconhecimento e entuiasmo com o resultado da produção científica do Instituto Federal de Sergipe. “Fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados e aprendi bastante. Agora eu entendo por que todo mundo quer estudar no IFS”, afirmou Albert Vinícius dos Santos, 17 anos, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, do município de Indiaroba.

Para o coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Estância, Tiago Cordeiro, a FEICE superou todas as expectativas. “A feira recebeu tantos visitantes que no ultimo dia, a pedido das escolas que chegaram à tarde para a competição de robótica, tivemos que extender o horário de exposição dos trabalhos. Agradecemos aos envolvidos, especialmente nossos alunos, os grandes protagonistas do evento”, ressaltou.