Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância abre mostra de cinema sobre a Ditadura Militar
CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Campus Estância abre mostra de cinema sobre a Ditadura Militar

Criado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 12h52 | Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 12h52 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 13h40

Ação interdisciplinar dialoga com o projeto Novembro Negro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas

*Por Carole Ferreira da Cruz

Mostra de cinema capaA II edição da mostra de cinema sobre a Ditadura Militar do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância foi aberta nesta quinta, dia 16, e vai se estender ao longo das próximas quatro semanas. O objetivo é conhecer e discutir o contexto político, econômico, social e cultural do regime ditatorial no Brasil por meio dos filmes produzidos durante e após o período de 1964-1984. O evento é uma realização do Laboratório de História (LabHist) e da coordenação das Disciplinas do Núcleo Básico.

Mostra de cinema2Este ano a perspectiva interdisciplinar acabou sendo ampliada para dialogar com o Novembro Negro do IFS, projeto realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI). Sendo assim, foi proposto um debate sobre a participação da comunidade e do movimento negro no processo de combate à ditadura militar brasileira, de modo a aprofundar os olhares para o entendimento sobre o papel dessa parcela expressiva da população na mobilização popular e na diversificação e representatividade da resistência ao regime.

A abertura do projeto ocorreu paralelamente à mostra de cinema no Auditório do Centro de Pós-Graduação do IFS. O Novembro Negro se  propõe a contribuir com a promoção da conscientização e reflexão sobre as questões raciais, o combate ao preconceito e às desigualdades, bem como a implementação de uma educação para as relações étnico-raciais. “Essas são ações importantes e urgentes na atual realidade educacional e social brasileira”, enfatizou o professor do Campus Estância, Alexandre Santos de Oliveira, coordenador do NEABI.

Segundo Alexandre Oliveira, 2023 marca os 20 anos de promulgação da Lei 10.639/2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. “O projeto e a mostra se alinham com essa legislação e contribuem para o fortalecimento das políticas de ação afirmativa e para a promoção da equidade racial e do enfrentamento das questões raciais a partir da raiz, de modo a desconstruir  estereótipos, promover o respeito à diversidade e o reconhecimento da contribuição histórica e cultural dos afrodescendentes para o Brasil ”, destacou.

De acordo com a professora de português, Alci Neves, da comissão organizadora da mostra, a inserção da temática "O papel do movimento negro no combate ao regime” foi mais que oportuna. "Ficamos muito felizes com a participação dos alunos e com as inúmeras discussões suscitadas pela exibição do filme Zuzu Angel. Acredito fortemente que somente através do exercício do olhar e do debate é possível desenvolver o pensamento crítico", avaliou.

Mostra de cinema4Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio participaram ativamente do debate após a exibição dos filmes e interagiram ainda no canal do Instagram do LabHist, onde estão sendo publicadas questões sobre a Ditadura Militar e conteúdos produzidos na edição do ano passado. Ao final da mostra, as turmas deverão apresentar um vídeo sobre a temática a partir de uma abordagem que integre as diversas disciplinas envolvidas, que vão de língua portuguesa e arte, passando por sociologia, física e matemática.

Reflexões importantes

Mostra de cinema3Para Evelyn Thais Santos Alves Barbosa, 19 anos, do curso de Eletrotécnica, esse tipo de atividade interdisciplinar contribui para um aprendizado mais alinhado à realidade político-social que foi decisiva para produzir o Brasil da atualidade. “A gente teve a chance de usar o cinema para olhar o nosso passado, entender o que aconteceu e tentar solucionar o presente, ou seja, buscar os caminhos para construir um país melhor, com mais justiça, igualdade e prosperidade para todos”, destacou.

Aluno do curso de Edificações, Klayverton Ricardo Almeida, 18 anos, aproveitou o debate para fazer uma importante reflexão sobre a liberdade de expressão e informação, que é um dos pilares da democracia. “Se mesmo hoje com um maior acesso às mídias sociais nós somos vítimas de manipulações, proibições e censuras, imagine no período da ditadura militar. Muito da nossa história nunca foi contada justamente por essa falta de liberdade, por todo esse silenciamento”, opinou.

Consciência negra

Mostra de cinema6O projeto Novembro Negro tem como marco o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro para ressaltar a importância da luta e da resistência do povo negro no Brasil. A partir de ações como palestras, mostras de cinema e demais espaços de formação continuada e promoção da inclusão de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira e africana no currículo, o IFS busca capacitar os estudantes e a comunidade escolar a se tornarem cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de analisar, compreender e atuar na sociedade de forma a promover a igualdade racial, a justiça social e a inclusão cidadã.

A ideia de dialogar com a questão racial surgiu da professora Lorena Campello, coordenadora do Laboratório de História. "Estou na comissão do Novembro Negro e na pesquisa histórica já temos muita imersão em fontes e no debate sobre a participação da comunidade e do movimento negro no processo de combate à ditadura militar brasileira. A partir dessa base documental e das discussões no âmbito do LabHist, decidimos fazer a proposta da ampliação do tema Ditadura Militar no BrasilL e inserir uma temática que somasse com a discussão posta pelo movimento da consciência negra", explicou.