Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Programa Jovem Aprendiz do Campus Estância bate recorde de contratações
MUNDO DO TRABALHO

Programa Jovem Aprendiz do Campus Estância bate recorde de contratações

Criado: Terça, 12 de Março de 2024, 13h43 | Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 13h43 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 11h15

Em 2023 foram atendidos 79 estudantes e 52 novos contratos formalizados. Cerca de 40% dos aprendizes do IFS são de Estância

*Por Carole Ferreira da Cruz

JovemAprendiz1O programa Jovem Aprendiz do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância bateu recorde de contratações no último ano e teve o melhor desempenho de toda a instituição. Em 2023 foram atendidos 79 estudantes e 52 novos contratos formalizados. Do total de admissões, 57 ainda estão ativas e 22 finalizadas. O curso que mais contratou foi o técnico subsequente de Eletrotécnica, seguindo de Edificações e de Engenharia Civil. Cerca de 40% dos Jovens Aprendizes do IFS são de Estância.

JovemAprendiz3O excelente resultado é atribuído às parcerias com as empresas, à mobilização da comunidade estudantil e à divulgação sistemática das oportunidades de trabalho. As adesões ao programa têm crescido nos últimos sete anos. Em 2016 foram beneficiados 7 estudantes contra 79 em 2023, o que representa um crescimento exponencial de 88%.

A expansão começou em 2019, quando a média anual passou a ser de 60 contratos vigentes, e o Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE) passou a fortalecer as parcerias com as empresas e instituições, a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Estância.

Anualmente, o NAE aciona os empresários para que reponham as vagas ao término dos contratos; realiza o mapeamos das empresas da região em busca de novos parceiros; pede apoio aos alunos veteranos e novatos vinculados a pessoas que trabalhem nas empresas da região para ampliar o número de adesões; e atua junto à Diretoria de Extensão e Articulação com a Sociedade (DIREX) para divulgar e fortalecer o programa, a exemplo dos encontros de jovens aprendizes.

“Apresentamos nossos cursos e procuramos soluções para mostrar como o jovem aprendiz do campus pode se encaixar na empresa. Após o período de matrícula, nos antecipamos e vamos em busca dos novos alunos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para solicitar o currículo. Fazemos a intermediação entre empresas, estudantes e DIREX, seja recebendo ou enviando currículos, facilitando o contato entre as partes e encaminhando documentos para firmar as parcerias e as contratações”, explicou o coordenador do NAE, Lucas Costa.

JovemAprendiz2O nível de satisfação dos alunos que tiveram a oportunidade de ser beneficiados pelo programa é alto. “Estou gostando bastante. Tem sido uma ótima experiência, que tem contribuído muito para minha trajetória profissional. Sou aprendiz da AmBev no setor de segurança do trabalho e estou sempre buscando evolução”, afirmou José Gabriel Santos Lima Pereira, 20 anos, do curto técnico de Eletrotécnica na modalidade subsequente.

Para Luciana dos Santos Sales, 22 anos, do curso técnico em Edificações, está sendo proveitoso atuar na empresa de fabricação de móveis 3P Kit Inteligente. “Me ajuda muito a persistir nos estudos, a ter mais responsabilidade e a focar não apenas nas minhas metas no curso, como também na minha vida pessoal. Gosto da equipe, que me acolheu super bem, e de aprender coisas novas na empresa. No momento estou atuando na área de controle de almoxarifado”, informou.

Sobre o programa

O Programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal para permitir que milhares de jovens que nunca trabalharam pudessem ingressar no mundo do trabalho. As empresas são incentivadas a contratar estudantes sem experiências profissionais anteriores, desde que estejam estudando e tenham idade mínima de 14 anos. Para tato, foi criada a Lei da Aprendizagem 10.097/2000 e o decreto Federal nº 5.598/2005, o qual corrige e acrescenta algumas diretrizes à legislação.

De acordo com a lei do Programa de Trabalho Jovem Aprendiz, empresas de pequeno e grande porte devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade de contratação. É a oportunidade do jovem entre 14 e 24 anos, matriculado e frequentando a escola, de ter o primeiro contato com o mundo do trabalho e ainda contar com uma qualificação técnica. É necessário ter disponibilidade de carga horária entre 12h e 20h semanais e não estar trabalhando com carteira assinada em outro local.

O Programa Jovem Aprendiz do IFS foi implantado em 2011 pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e beneficia alunos da instituição através da aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005. A empresa é isenta de qualquer taxa por contratação dos jovens aprendizes do IFS e arca apenas com o salário e os benefícios.