Campus Estância reabre Biblioteca Gilberto Amado
Com acervo de 6 mil livros e instalações modernas, espaço é considerado um dos maiores patrimônios da comunidade
Por Carole Ferreira da Cruz
A Biblioteca Gilberto Amado do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância será reaberta no mês março durante a retomada no ano letivo. Esse é um sonho acalentado há anos pela comunidade acadêmica desde que problemas na estrutura do telhado obrigaram, por questões de segurança, o fechamento para obras de reparo e a transferência provisória para as salas 7 e 9.
Dotada de um acervo de 6 mil livros, entre títulos e exemplares, instalações modernas, espaço amplo e confortável, a biblioteca sempre foi considerada um dos maiores patrimônios da comunidade: fundamental para o desenvolvimento educacional dos estudantes e a preservação de saberes, tradições e da identidade cultural da Região Sul.
O atraso na entrega da obra foi motivado pelo abandono da empresa MKR, vencedora da licitação e responsável pela recuperação do telhado, além de limitações orçamentárias. Em função disso, a gestão do campus buscou alternativas para solucionar o problema utilizando mão de obra e recursos próprios. O investimento, incluindo a aquisição de ar condicionados, foi em torno de R$ 60 mil - abaixo da previsão de gastos iniciais por conta do empenho dos profissionais envolvidos no projeto.
A equipe da Coordenação de Manutenção, com apoio da Diretoria Sistêmica de Planejamento de Obras e Projetos (Dipop) e da Coordenação de Engenharia Civil, desenvolveu a ideia de aplicar fibra de vidro e manta líquida para tamponar os furos existentes. Após testes, constatou-se que a solução, embora não definitiva, seria eficaz ao garantir uma vida útil estimada de cerca de três anos, podendo ser prorrogada com manutenções periódicas.
A Gerência de Administração encampou a ideia, providenciou a aquisição dos materiais necessários e mobilizou a equipe para iniciar os trabalhos. “Com o retorno da coordenadora de manutenção da licença-maternidade, a engenheira Suellen Karolyne Fernandes Ferro, o projeto ganhou novo impulso. Ela motivou a equipe, liderou uma comissão para readequação dos ambientes, elaborou o design interno, além de sempre superar obstáculos diários para entregar a biblioteca com excelência”, destacou o gerente Diego Possera.
Emoção
Para a coordenadora da biblioteca, Ingrid Fabiana de Jesus Silva, que sempre prestou um serviço de excelência em parceria com a sua equipe, esse é um momento comovente. “Nosso sentimento é de muita alegria e emoção. Devolver à comunidade esse espaço do saber, que tanto contribui para o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos alunos, é muito gratificante. Com a ampliação dos curso ofertados pelo Campus Estância, reforça ainda mais a importância da biblioteca como braço forte do conhecimento. Quero agradecer todos que se engajaram para tornar esse sonho realidade. O IFS é uma família!, destacou.
Os alunos estão exultantes com a novidade. “A biblioteca é, sem dúvidas, uma grande conquista para nós, estudantes. Atualmente, existem poucos espaços em Estância que ofereçam condições adequadas para a leitura, a concentração e o estudo, e a biblioteca se destaca pela grande relevância nesse aspecto. No IFS, ela contribui significativamente para o desenvolvimento de todos nós, pois incentiva a prática da leitura, auxilia na manutenção do foco e favorece o crescimento acadêmico, refletindo positivamente no desempenho escolar. Eu, como boa amante dos livros, quase sempre estou lá, seja lendo uma nova obra, seja estudando ou realizando pesquisas”, comemorou Lara Vitória Silva Falcão, do 2° ano do curso de Edificações.


Redes Sociais