Página inicial > Últimas Notícias > Estância > São João Federal do Campus Estância será nesta segunda

São João Federal do Campus Estância será nesta segunda

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2015, 14h16 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Sj comisãoNa próxima segunda-feira, dia 22, das 17h às 22h, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância irá se transformar num grande arraial. O tradicional São João Federal está na quinta edição e já faz parte do calendário junino do município. A novidade deste ano é que a festa ocorre pela primeira vez nas modernas instalações do novo campus, o primeiro a ser inaugurado durante o processo de expansão do ensino técnico e tecnológico para o interior do estado.

A programação inclui trio pé de serra, apresentação do grupo folclórico Batucada Clube dos Amigos, quadrilha improvisada, barraca de comidas típicas, exibição do barco de fogo e exposição de fogos de artifício como espadas e buscapés. A estimativa da organização é que cerca de 200 pessoas, entre servidores, alunos e convidados, participem do São João Federal.

O arrasta-pé vem sendo preparado há cerca de dois meses por uma comissão constituída especificadamente para esse fim. Nessa etapa final o momento é de definição dos últimos detalhes para que a tradição seja mantida num clima de alegria e descontração. A decoração já está pronta e desperta a atenção de quem passa pelo esmero: bandeirinhas, balões, luminárias e utensílios de palha dão um colorido todo especial ao campus.

Segundo a coordenadora de Assistência Estudantil, Priscila Correa, integrante da comissão organizadora, os tradicionais festejos juninos de Estância e a política de incentivar os projetos de integração junto à comunidade acadêmica têm ajudado a fortalecer a cada ano as comemorações de datas festivas. “Além do São João, este ano tivemos o grito de carnaval e sempre comemoramos os aniversariantes do mês. Tudo isso é feito com a participação e o envolvimento dos servidores, que se dedicam ao máximo”, informou.

SJ ginoO dir
etor do campus, Waldiney Giacomelli, fez questão de reforçar que autoridades e servidores das demais unidades do IFS estão convidados para fazer parte da festa. "As comemorações que fazemos aqui têm o sentido maior de unir e integrar as pessoas e valorizar a cultura do nordeste, sobretudo no período junino, que é muito forte no município em função dos fogueteiros. Apesar de já existir uma programação da prefeitura, o campus se insere na sociedade e tem que valorizar e difundir essa manifestação cultural", ressaltou.

Expectativa

SJ MACHADOCom a proximidade da data festiva, cresce a empolgação de alunos, professores e técnicos administrativos, que estão contando os dias para o arrasta-pé. “A minha expectativa é a melhor possível. Iniciativas como essa são fundamentais para promover a interação entre os servidores. Além disso, o IFS honra a tradição do município com muito forró, comidas típicas e animação”, destacou o coordenador de Tecnologia de Informação, José dos Santos Machado, com a propriedade de quem já participou de todas as edições.

SJ ALUNAA estudante Luciely Santos, 15 anos, do curso integrado de Eletrotécnica, não vê a hora de encontrar os amigos e cair no forró. “Espero que seja uma festa divertida e tenha muita gente. É a primeira vez que participo do São João daqui e estou bem animada. Será uma oportunidade de encontrar os colegas de turma e se divertir com todo mundo junto”, afirmou.

Ascom - Campus Estância