Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Curso de Beneficiamento e Tecnologia do Pescado qualifica alunos do Campus Estância
RECURSOS PESQUEIROS

Escrito por CAROLE GALINDO | Criado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 08h48 | Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 08h48 | Última atualização em Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 16h30

Os alunos do curso de Recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância estão participando do curso de Beneficiamento e Tecnologia do Pescado. As aulas ocorrem de 7 a 11 de novembro e envolvem conhecimentos práticos e teóricos.

foto 3

A iniciativa faz parte de um projeto maior que visa desenvolver os setores de aquicultura e pesca no município, o Aquifan: Programa de Apoio à Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar.

O projeto é uma parceria do IFS com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Prefeitura de Estância e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Estão previstas ações como a realização de cursos e o levantamento topográfico das áreas de piscicultura de Estância. No mês de outubro, os estudantes também aprenderam a confeccionar artesanato a partir de resíduos de ostras.

foto 2Segundo o coordenador de Recursos Pesqueiros, professor Robson Silva Divino, os alunos estão tendo uma excelente oportunidade de aprimorar seus conhecimentos profissionais. “Os estudantes vão sair daqui ainda mais preparados e qualificados, tanto para o mercado quanto para os concursos que estão surgindo. Os professores têm mestrado, doutorado e são referência nas suas áreas de pesquisa”, destacou.

O curso vem sendo ministrado pelo químico Carlos Cordeiro, da UFPA, que ao longo da semana tem mostrado à turma como agregar valor ao pescado e aumentar seu valor de mercado. Entre as técnicas ensinadas estão a filetagem, a produção de petiscos, hambúrguer e linguiça com a carne de peixe e a defumação de camarão. “Essa parceria institucional é fundamental não só para o desenvolvimento da aquicultura e pesca, como para o intercâmbio de conhecimentos e a troca de informações”, enfatizou.

foto 4A turma, formada por 20 pessoas, inclui egressos como o técnico em Recursos Pesqueiros Magno Luiz de Melo Bispo, que se formou ano passado. Para ele, o processamento e o beneficiamento do pescado são áreas estratégicas ainda carentes em Estância. "Estamos aprendendo sobre temperatura, estocagem, manipulação, higiene e toda a parte de segurança alimentar. Nosso objetivo é manipular o produto sem que ele perca os nutrientes", afirmou.

Aquifan

foto 1O engenheiro de pesca da prefeitura, Joubert Denner, considera o projeto fundamental para o fortalecimento da cadeira produtiva da aquicultura familiar no município. O Aquifan foi aprovado em 2014 via edital Proest/UFS, mas só iniciou as atividades este ano por falta de recursos. Alguns dos cursos ofertados até agora foram de ostreicultura (produção de artesanato com resíduos de ostras), educação empreendedora e piscicultura básica.

O Aquifan veio ao encontro das demandas surgidas após a aprovação da lei municipal 1318/2013, que institui programas de apoio à aquicultura familiar. O projeto abarca ações que vão do cultivo, passam pelo licenciamento ambiental e chegam até a produção e comercialização do pescado. O município de Estância, localizado no litoral sul, é um dos principais polos pesqueiros do estado.