Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos de Eletrotécnica visitam usina de Xingó

Alunos de Eletrotécnica visitam usina de Xingó

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 14h17 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Xingo represaOs alunos de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe - Campus Estância visitaram as instalações do complexo da Usina Hidrelétrica de Xingó, no sertão sergipano. A visita técnica incluiu as turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e as turmas regulares do terceiro e quarto períodos na modalidade subsequente.

A atividade, que integra a grade curricular do curso, ocorreu no último dia 16 de junho e foi acompanhada pelos professores Márcio Aurélio Matos Carvalho e Vinícius Luís De Carvalho Silva (Pronatec/IFS), pelo apoio acadêmico Geilza Torres de Araujo (Pronatec/IFS) e pelo professor do Campus Estância, André Luís Canuto Duarte Melo. O objetivo foi oportunizar aos estudantes observar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Xingo todoa“A visita foi excelente e os alunos ficaram muito empolgados. As turmas aprenderam bastante sobre linhas de transmissão, distribuição e geração de energia, componentes e acessórios de eletrônica, equipamentos de proteção, medição e manutenção, tipos de geradores, instrumentação, automação e quase todos os aspectos que incluem a prática de Eletrotécnica”, destacou o professor André Canuto.

Os estudantes vibraram com o aprendizado adquirido durante o período que conheceram as instalações. “A visita técnica foi muito importante para o aprendizado, vimos como é o funcionamento de uma usina em nosso estado e como é gerada a energia e quais os equipamentos que fazem parte desse processo”, comemorou Fabíola Alves Lima.

O aluno Ely Luis dos Santos Souza ficou impressionado com a grandiosidade de uma geradora de energia elétrica. “A construção da barragem, o funcionamento das enormes bobinas, é tudo muito grandioso. O que mais me chamou atenção foi o pequeno número de funcionários operando uma grande estrutura, via computadores”, ressaltou.

Xingo painelPara o aluno Wesley Reis Machado de Santana a visita técnica foi muito proveitosa. “Tivemos a oportunidade de ver o funcionamento no processo de geração de energia e controle da hidrelétrica. Esse tipo de visita agrega muitos valores e conhecimentos para nós, futuros técnicos em eletrotécnica, para termos noção melhor da realidade. E também é um incentivo que vem a somar com nosso aprendizado. Fiquei muito satisfeito com essa oportunidade”, afirmou.

O professor João Railson ressaltou que foi fundamental promover o feedback entre os estudantes o corpo técnico da usina. “Além disso, conhecemos na prática tudo o que eles vivenciam na teoria, sendo assim uma grande experiência que os alunos levarão para sua vida profissional”, disse. Sua opinião foi partilhada pela estudante Welliton Ribeiro dos Santos. “Os professores e toda equipe do IFS estão de parabéns por nos proporcionar um dia de muito conhecimento e aprendizagem”.

Sobre a usina

Xingo pedraA Usina Hidrelétrica de Xingó está instalada no rio São Francisco entre os estados de Alagoas e Sergipe. Compreende as seguintes estruturas: barragem de enrocamento com face de concreto a montante com cerca de 140m de altura; vertedouro de superfície do tipo encosta com duas calhas e 12 comportas com capacidade de descarga de 33 mil m³/seg; usina geradora com seis unidades com 527 mil Kw de potência unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada.

Xingó faz parte do complexo de usinas construídas e mantidas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), uma empresa do Governo Federal ligada ao Sistema Eletrobrás que representa a maior rede de geração e transmissão de energia elétrica em alta tensão do país. A empresa começou a funcionar em meados do século XX e a sua força vem das águas do rio São Francisco, que cruza o interior de Minas Gerais e passa por quatro estados do Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Sobre a visita técnica

A visita técnica possibilitou acrescentar conhecimentos em disciplinas como: Máquinas Elétricas, Instrumentação Industrial e Programação Ladder e nas áreas de geração e de distribuição de energia. Além disso, foram observados aspectos da construção e funcionamento dos geradores, do controle do processo e os tipos de medições utilizados no controle e sobre o potencial energético da usina.