Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza o I Dia D: literatura, cultura e arte

Campus Estância realiza o I Dia D: literatura, cultura e arte

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sexta, 27 de Março de 2015, 14h49 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Dia D matériaNo próximo dia 27 de abril, das 9h às 22h, acontece o I Dia D: literatura, cultura e arte do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. A programação inclui poesia, capoeira, batucada, artes plásticas, artesanato, música, teatro, palestras, exposições de livros e jornais, roda de leitura e apresentação de grupos locais. O objetivo principal é dar visibilidade à Biblioteca Gilberto Amado para que a comunidade externa possa fazer uso do acervo e da excelente estrutura de pesquisa. O evento é gratuito e aberto ao público.

Segundo a coordenadora da biblioteca e organizadora do Dia D, Patrícia da Silva Santos, além da promoção de uma maior aproximação com a população estanciana, o evento irá integrar as comemorações pelo aniversário de 167 anos da cidade, no dia 4 de maio. “Dispomos de dez computadores com acesso à internet e de um ambiente climatizado e silencioso ideal para estudar e aprimorar os conhecimentos. Qualquer pessoa interessada pode e deve desfrutar desse espaço, que está à disposição da comunidade”, afirmou.

A programação inclui palestras sobre a valorização da cultura e da história de Estância e a importância da literatura e da biblioteca para a comunidade; exposições de livros publicados por autores, escritores, poetas e cordelistas locais; mostra e varal literário com a literatura de cordel, declamações e recital de poesias; presença de escritores para falar sobre suas obras e autografar livros; apresentações de teatro, de documentário, do coral CantIFS e do grupo Impactos Dance do aluno John Lenon; roda de capoeira; exposição com diversos elementos da cultura estanciana e de jornais da região.

Sobre a biblioteca

biblio alunosCom a construção do novo campus, que representou um investimento da ordem de R$ 6 milhões, a atual estrutura da Biblioteca Gilberto Amado tem capacidade para receber 45 mil títulos. O acervo atual conte com 3.248 livros, 112 normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 80 periódicos, 61 CDs, 30 folhetos e 15 apostilas. O espaço é aberto à comunidade em geral, que pode acessar os livros, os computadores e o conteúdo multimídia. O horário de funcionamento é das 8h às 22h, sem intervalo para almoço.

A atual estrutura ocupa uma área de 600 m2 e conta com sala de multimídia dotada de 10 computadores para pesquisa; duas salas com TV e DVD e 12 mesas de estudo em grupo; 12 cabines de estudo individual e mais as salas de acervo, da coordenação e do processamento técnico. O novo campus fica localizado na rua Rua Café Filho, s/n, bairro Cidade Nova, e conta com os cursos regulares de Edificações, Eletrotécnica e Recursos Pesqueiros (nível técnico) e Engenharia Civil (nível superior).