Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Reitor de universidade do Canadá visita instalações do Campus Estância

Reitor de universidade do Canadá visita instalações do Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quarta, 04 de Março de 2015, 11h36 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36

Canadian BiblioO reitor da universidade canadense Sault College, Ronald Common, foi recebido pelo diretor do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, professor Waldiney Giacomelli, na última segunda-feira, dia 2. A visita teve como objetivo conhecer as instalações e obter mais informações sobre o projeto de energia solar (IFS Solar) do novo campus, desenvolvido por meio de um convênio com a Petrobrás.

canadian petroTambém participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, a assessora internacional do IFS, Letícia Oliveira, a assessora internacional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Magda Zanotto, a gerente de Administração, Lunalva Oliveira Santos Ferreira, e o coordenador do curso de Eletrotécnica e do IFS Solar, professor Roberto Macena. A visita foi iniciada na Reitora, num encontro com o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira, e se estendeu para os campi de São Cristóvão e Estância.

A Sault College mantém desde o ano passado uma cooperação de intercâmbio com os institutos de Sergipe e Alagoas, firmado via Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). Além de conhecer as instalações do IFS, Ronald Common ficou interessado em obter mais informações sobre projetos de energia alternativa para viabilizar futuras parcerias com a universidade canadense, que atua também nessa área.

IFS Solar

canadian robertoSegundo Roberto Macena, o reitor do Canadá ficou impressionado com a estrutura do Campus Estância e demonstrou especial interesse pelo IFS Solar. Na atual fase, o projeto encerrou a primeira turma de bolsistas e está em fase de treinamento de mais oito alunos da área de Eletrotécnica, com foco não só na produção de energia alternativa, como também em programação para o desenvolvimento de dispositivos e softawares  de monitoramento.

De acordo com Macena, em um mês será implantado o laboratório de energia solar na área do estacionamento do prédio, dotado de seis placas de captação com capacidade para gerar 200 kWh/mês. Essa é a primeira iniciativa de um estudo incial para a compensação de energia consumida no campus, que atualmente é de 35 mil kWh/mês. A ideia é ampliar o projeto e adquirir novos equipamentos para aumentar a energia limpa consumida.

“Pretendemos instalar uma tela no laboratório e desenvolver um software para monitorar a energia solar que está sendo gerada e qual a compensação feita.  Com isso, será possível conseguir recursos para garantir uma compensação de, pelo menos, 30% de energia. O interesse da Sault College pode ser importante nesse processo de ampliação do IFS Solar”, afirmou Roberto Macena.