Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância promove curso de capacitação em automação industrial de planta D2

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quinta, 29 de Janeiro de 2015, 17h02 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Petro máquinaProfessores, técnicos administrativos e alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância participaram de 26 a 30 de janeiro de um curso de capacitação técnica na automação, controle e instrumentação industrial de planta D2 (protótipo de simulação do processo industrial). Com esse equipamento, os estudantes terão condições de simular situações reais vivenciadas na indústria e no setor de petróleo e estarão mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.

O treinamento, com uma carga horária é de 40h semanais, incluiu a apresentação de conteúdos teóricos e atividades práticas. A necessidade do curso surgiu após a aquisição da planta D2 por meio do convênio entre o IFS e a Petrobras, que representou um investimento de R$ 194.200.  Desde o final do ano, o equipamento passou a integrar o laboratório de Eletrotécnica e ficará à disposição de professores e alunos para atender as áreas de automação, elétrica, eletrônica, mecânica e instrumentação.

Segundo o professor André Luís Canuto Duarte Melo, responsável pela aquisição do equipamento junto à Petrobras, com essa planta será possível direcionar o conhecimento dos estudantes para o setor industrial. “Ao operar a planta, é possível simular situações hipotéticas e aplicar esse aprendizado prático em diversas disciplinas de Eletrotécnica. Os professores podem interagir com os alunos e ofertar um maior conhecimento na área de automação”, explicou.
 pETRO ANDRE  Petro instrutor  Petro programa

O curso foi ministrado pelo engenheiro elétrico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) Christian Di Salvo, que observou um grande interesse por parte dos participantes. “Esse tipo de capacitação é importante justamente por trazer a prática para o aluno, mostrar como se aplica o conhecimento teórico no mercado e como funciona uma indústria com os equipamentos que ela possui. Apresentando o conteúdo de forma didática, temos as condições de garantir um aprendizado mais eficiente”, ressaltou.

Para o técnico do laboratório de Eletrotécnica, Ubiramar de Sousa Passos Júnior, o treinamento foi proveitoso. “A experiência que tivemos aqui vai atender uma necessidade que tínhamos na área de instrumentação. É isso o que o estudante vai encontrar no mercado quando sair do IFS. Não podemos deixar de reconhecer o empenho do professor André, que possibilitou as condições para implantarmos em breve um curso técnico de Automação no Campus Estância”, reconheceu.
 Petro bira  Petro aluna  Petro aluno

Os alunos de Eletrotécnica ficaram satisfeitos com capacitação e acreditam que agora terão mais oportunidades no mercado de trabalho. “O curso envolve várias áreas, é muito abrangente e oferece um conhecimento aplicado. Achei muito interessante”, afirmou Danielle Cecília Caldas Santos, 20 anos. A opinião dela foi partilhada por Jonas dos Santos Assunção, 20 anos. “Adquirimos a base da instrumentação e da automação. Gostei especialmente da interpretação dos diagramas a partir do desenvolvimento do funcionamento da planta”, disse.