Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Turma do Pronatec/Mulheres Mil conclui curso de Ajudante de Obras

Turma do Pronatec/Mulheres Mil conclui curso de Ajudante de Obras

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Terça, 20 de Janeiro de 2015, 16h38 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
comemoraçãoA formatura das alunas do curso de Ajudante de Obras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Mulheres Mil reuniu familiares e amigos das formandas, autoridades, empresários, professores e técnicos administrativos nas instalações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. A solenidade, realizada no último dia 16 de janeiro, é um marco na vida de 41 donas de casa e trabalhadoras, que tiveram a oportunidade de se profissionalizar e melhorar sua condição de vida.

O evento foi aberto pelo diretor do campus, Waldiney Giacomelli, que compôs a mesa ao lado do coordenador do Pronatec em Estância, José Rudival Alves dos Santos, da supervisora e da orientadora do programa, Selma Oliveira Silveira e mesaFernanda Deise Santos Daniel, do diretor social da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Pedro Marcelo Siqueira, do gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, e dos padrinhos das turmas A e B do curso de Ajudante de Obras, os professores Regina Maria Torres e Thiago Augustus Remacre Munareto Lima.

Na ocasião, o diretor social da CDL anunciou a abertura de 20 vagas de emprego, ofertadas pela J. A. F. F. Construtora e Incorporadora, e a doação 10 capacetes de segurança. Os currículos das formandas já estão disponíveis no Pronatec e serão selecionados pelo setor de recursos humanos da empresa. A iniciativa de envolver o setor produtivo nas atividades do programa faz parte da parceria estratégica que o IFS tem firmado com a Prefeitura Municipal e o segmento empresarial para ampliar as possibilidades de oferta de mão de obra especializada no mercado local.

RudivalSegundo o coordenador do Pronatec, José Rudival dos Santos, manter o município e a iniciativa privada como parceiros é essencial para que o Mulheres Mil alcance pleno êxito e contribua para mudar a vida de mães de família e trabalhadoras em condição de vulnerabilidade social.  “Almejamos que essas mulheres continuem estudando e se atualizando, sigam na profissão e assim consigam construir um futuro melhor para suas famílias”, destacou. moça convite

Representando a secretária municipal de Assistência Social, Daisy de Oliveira Garcia, a supervisora do Mulheres Mil e coordenadora do Pronatec  em Estância, Selma Silveira, parabenizou as formandas pela conquista e deixou uma mensagem de incentivo para que persistissem na carreira. “Esperamos ver o crescimento humano e profissional dessas mulheres batalhadoras, que deram o primeiro passo rumo a um futuro melhor”, afirmou.

A orientadora do programa, Fernanda Deise Daniel, que acompanhou diretamente as alunas no decorrer do curso, lembrou das inúmeras dificuldades enfrentadas por essas mulheres, que dão conta de extensas jornadas de trabalho, têm filhos deficientes, muitas vezes são abandonadas por seus companheiros e precisam manter sozinhas uma família numerosa. “Essas mulheres estão de parabéns! Mas esse é só o começo. O importante agora é seguir nos estudos e melhorar o nível de escolaridade para conseguir ainda mais vitórias”, ressaltou.
 fernanda  aluna I  aluna II

Durante a solenidade de formatura, as oradoras das turmas, Mariza Reis e Marta Cristina, leram uma paródia em que descreviam os traços de personalidade e o comportamento das colegas no tempo que conviveram juntas em sala de aula. Além disso, fizeram um agradecimento especial a todos envolvidos diretamente nessa conquista: a Deus, à família, aos professores e à instituição.

Com o encerramento da turma de Ajudante de Obras, a egressas estão aptas a auxiliar o pedreiro e o profissional de engenharia civil na utilização de ferramentas e materiais empregados nos segmentos hidráulicos e sanitários da construção civil, além de realizar leitura de projetos, gráficos e escalas, de acordo com as normas de segurança do trabalho.

Sobre o programa

foto turmaO Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal que atende mulheres desfavorecidas nos campos social, educacional e econômico, residentes em comunidades pobres do Norte e Nordeste do país. O público atendido apresenta, em geral, baixo nível de renda e de alfabetização, dificuldade de aprendizagem, condições de moradia precária, fragilidade da estrutura de apoio familiar e demais condições adversas.

Criado inicialmente em 2008 nos estados do Norte e Nordeste com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de trabalhadoras e donas de casa em situação de vulnerabilidade social, o programa foi estendido para todo o País a partir de 2011 e agora integra as ações no âmbito do Pronatec, que oferta os cursos e atua em parceria com as prefeituras. Cabe ao município, o atual demandante, fazer a seleção das alunas e cuidar de toda a parte logística.

Confira aqui a cobertura fotográfica completa da formatura.